Aula prática de química é realizada na cozinha do Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Aula prática de química é realizada na cozinha do Campus União da Vitória

Uma aula de química utilizando o laboratório que todos temos em casa: a cozinha. Os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio participaram de uma bem diferente, em que prepararam um coloide do tipo emulsão, muito comum nos almoços de domingo, o molho da maionese.

A professora da disciplina, Marina Krasniak, explica que o vinagre e o óleo não se misturam, por isso esse composto é chamado de heterogêneo, pois possui separação de fases visível. Porém, ao misturar esses dois ingredientes com a gema do ovo, é obtida uma mistura que aparenta homogênea, mas que na verdade continua sendo heterogênea, conhecida como coloide.

“Isso ocorre devido a presença da substância química lecitina, presente na gema do ovo, que atua como um agente emulsificante, unindo as moléculas polares do vinagre com as moléculas apolares do óleo.
Existem diversos tipos de coloide, como as emulsões (maionese, leite integral, cremes em geral, manteiga), os aerossois (desodorante, neblina, fumaça), sóis (tinta, pasta de dente, vidro e plástico pigmentado), espumas (de colchão, de barbear, do sabão, clara em neve) entre outros”, explicou a professora.

O intuito da atividade foi mostrar como a química está em todos os lugares, especialmente no ato de cozinhar. Após o experimento, os estudantes fizeram uma pequena degustação das maioneses confeccionadas.