Campus União da Vitória do IFPR é oficialmente inaugurado em Brasília – Campus União da Vitória

Campus União da Vitória do IFPR é oficialmente inaugurado em Brasília

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi oficialmente inaugurado na manhã de hoje, 9 de maio, pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

A diretora-geral do Campus União da Vitória, Patrícia Cambrussi Bortolini, participou do evento juntamente com o diretor-geral do Campus Capanema, Rodrigo Valdez, o diretor-geral do Campus Quedas do Iguaçu, Kleber Michalichem, que também receberam a placa de inauguração dos seus campi, acompanhados do reitor pro tempore do IFPR, Elio de Almeida Cordeiro.

Durante a cerimônia, intitulada “Educação – Avanços e Conquistas”, foram inaugurados 41 campi de institutos federais, mais de 230 obras em institutos e universidades federais, e foi anunciada a criação de cinco novas universidades federais. As novas universidades vão se juntar às 63 existentes, entre elas as 18 criadas desde 2003. Já os 41 novos campi de institutos federais serão somados aos 562 em funcionamento.

Atividades

Desde janeiro deste ano as atividades do Campus União da Vitória já estão sendo realizadas na sua sede própria, localizada no bairro São Bráz, Distrito de São Cristóvão. Mesmo antes de a obra ter sido entregue, em dezembro do ano passado, as aulas e as atividades administrativas vinham sendo realizadas em outros espaços, cedidos por meio de parcerias firmadas com a prefeitura e com instituições de ensino municipais e estaduais.

Inauguração

A inauguração oficial é agendada pelo Ministério da Educação. Nesse momento solene foi realizada uma análise sobre os avanços que a educação teve nos últimos anos e o anúncio da ampliação dos investimentos em educação, com a criação de novas instituições federais.

O Campus União da Vitória agendou um evento de inauguração simbólica para a quinta-feira, 19 de maio, em que será realizado o descerramento da placa e entrega do Campus a comunidade.

Conae

A presidenta também assinou o decreto de convocação da 3.ª Conferência Nacional de Educação (Conae), atendendo ao previsto na Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

Outras duas conferências foram realizadas recentemente no país, sendo a última em 2010, reunindo representantes de governos estaduais, municipais, federal e distrital, além de organizações da sociedade civil ligadas à educação.

Dilma assinou, ainda, mensagem que encaminha o projeto de lei sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação. De acordo com o PNE, o sistema será o “responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação do IFPR