Campus União da Vitória é premiado no Salão de Robótica – Campus União da Vitória

Robótica

Campus União da Vitória é premiado no Salão de Robótica

A equipe de robótica do Campus União da Vitória participou, nos dias 16 e 17 de agosto, do V Salão de Robótica , realizado na cidade de Colombo. A equipe foi representada pelos alunos do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Ana Clara Bona, Ana Rokenbach, Edson Sozo Júnior, Igor de Castro, Marcella Baziuk e Reuel Kulibaba, e pelo estudante do segundo período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sandro Ferreira.

A equipe participou do evento nas categorias Sumô, Seguidor de Linha e Resgate, sendo que a modalidade Resgate fazia parte da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Na categoria Sumô o campus obteve grande destaque, ficando com a primeira, terceira, e quinta colocação no torneio, com os robôs Mastiff e Carroção, de Sandro Fereira, e Fúria da Noite, de Ana Clara Bona e Marcella Baziuk, respectivamente.

Na modalidade seguidor de linha, o robô que representava o campus, de Edson Sozo Junior e Igor de Castro, ficou em nono lugar, competindo com outros 28 robôs de equipes de várias partes do país.

De acordo com o professor Douglas Lusa Krug, coordenador do projeto de robótica da unidade, independente do resultado obtido, o mais importante para a equipe foi a oportunidade de troca de conhecimento entre os estudantes e os demais participantes do evento. “Havia competidores de diversos locais do país, que já participaram de competições nacionais e internacionais. Pudemos trocar experiência com equipes de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A oportunidade de participar deste evento foi muito importante para gerar um ânimo extra à equipe de robótica do campus e dar continuidade ao trabalho”, declarou Douglas.

Para os estudantes da unidade, a participação no evento foi enriquecedora, além do conhecimento adquirido, as colocações alcançadas entusiasmaram a equipe. “Saí da cidade sem muita expectativa, estava mais interessado na vivência, mas me surpreendi. Foi emocionante participar do Salão de Robótica, não imaginava ficar em primeiro lugar, tendo em vista o alto nível dos competidores”, comemora o estudante Sandro Ferreira.

Salão de Robótica

O Salão de Robótica, evento realizado anualmente, já está perpetuado no calendário da inovação do Paraná e vem sendo considerado um dos maiores eventos de robótica do sul do Brasil em número de participantes. Conforme informações do evento, o Salão de Robótica tem como objetivo apresentar ao público paranaense as evoluções na área de robótica e seu impacto na Indústria. O evento visa apresentar os usos da robótica no dia a dia e suas abrangências, estimulando a curiosidade em prol da popularização do tema.