Campus União da Vitória realiza mostra de trabalhos de arte
Publicado em
Até terça-feira, 05, o Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realiza uma exposição com as obras criadas pelos alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A mostra é aberta ao público.
Segundo a professora de Arte do campus, Giciélen Beatriz Retcheski, os trabalhos foram confeccionados pelos alunos no decorrer das aulas, durante este ano letivo e no quarto bimestre do ano passado. Os estudantes utilizaram diferentes temáticas, técnicas e tipos de produções.
Uma das técnicas utilizadas é o Quilling, também chamado de Filigrana de papel, uma técnica de artesanato que utiliza tiras de papel enroladas em formatos diferentes que, quando organizados e moldados, formam desenhos diversos. De acordo com Giciélen, acredita-se que essa técnica teve início no século XV e era muito usada por freiras dos conventos franceses e italianos para decorar objetos religiosos. Elas retiravam as beiradas douradas das bíblias para fazer o trabalho. Especula-se que no século XVIII, a técnica se tornou popular na Inglaterra, quando recebeu o nome de Quilling, devido ao fato de os rolinhos serem confeccionados com penas de gansos.
Na exposição também é possível conhecer a técnica String Art, que consiste em fazer desenhos variados com linhas coloridas ao redor de pregos fixados em alguma superfície ou até mesmo na própria parede, que se popularizou como um ofício decorativo no final dos anos sessenta, com os hippies.
“É gratificante contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade e do senso estético do ser humano. Perceber o envolvimento com a proposta e o brilho nos olhos após a atividade concluída, isto revigora nossas forças”, orgulha-se Giciélen.