Campus União da Vitória realiza retorno às atividades presenciais – Campus União da Vitória

Campus União da Vitória realiza retorno às atividades presenciais

Sorrisos cobertos pelas máscaras de proteção, acenos no lugar de abraços e brincadeiras mantendo o distanciamento social; assim foi o retorno às atividades presenciais no Campus União da Vitória, nesta quarta-feira (03).

Já na entrada da unidade era possível ver a diferença que o cenário pandêmico trouxe ao primeiro dia de aula presencial do ano: uma equipe para medir a temperatura dos estudantes e higienizar aos mãos com álcool em gel antes de autorizar a entrada no prédio.

O retorno ocorreu de forma integral para os cursos superiores, enquanto os estudantes dos cursos técnicos foram divididos em dois grupos, verde e vermelho, intercalando aulas presenciais e remotas. Neste primeiro dia o grupo que retornou foi o vermelho, na próxima segunda-feira (08), será a vez do grupo verde ter sua primeira aula do ano no campus.

Visando um retorno seguro, a equipe da unidade está seguindo todas os cuidados expressos no Plano de Ação de Retomada Presencial, com espaços demarcados, limitação do número de pessoas nas salas, revezamento de servidores nos setores e restrição no acesso do público externo à unidade.

Apesar de todas as restrições que o momento pede, o encontro de estudantes e servidores foi repleto de emoção e de manifestações de alegria e de saudade. “Como senti falta dessa energia maravilhosa e da sensação de estar em casa que o IFPR nos traz”, mencionou a estudante do terceiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Cauane Borba.

Para os estudantes que ingressaram em 2021 na instituição, esse foi o primeiro contato presencial com a unidade, pois desde a matrícula até às aulas, que já ocorrem há cinco meses, tudo tem sido remoto até então.
“A última vez que eu assisti uma aula presencial foi em uma outra escola, essa é a primeira vez que vejo meus colegas pessoalmente, que conheço os professores que eu só via pela tela do computador. Tudo mudou, o relacionamento é outro com o distanciamento, mas ainda assim, me senti muito acolhida aqui”, contou a estudante do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Letícia Polanski.

O ensino híbrido será mantido na unidade até a Fase 5 do Plano de Ação, quando todos retornam presencialmente à unidade.