Campus União da Vitória sedia o encerramento do Curso Cadeia Produtiva da Erva Mate Sombreada – Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) sediou na tarde de quinta-feira, 09, e sexta-feira, 10, o módulo de encerramento do Curso Cadeia Produtiva da Erva Mate Sombreada.

O curso, organizado pelos escritórios regionais da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná – SEAB, teve participação das prefeituras municipais da região, indústrias ervateiras, cooperativas, sindicatos e viveiros.

De acordo com o gerente regional da Emater, Cleacir Junior DallAgnol, um dos objetivos do curso é iniciar um trabalho de padronização e uniformização da tecnologia de produção, organizando a cadeia produtiva e prezando pela qualidade. “Nossa missão é manter a qualidade que diferencia a erva-mate da nossa região, sendo conhecida como a melhor erva-mate sombreada do mundo, e o Instituto Federal é nosso parceiro na área de ensino, nos auxiliando com pesquisas e futuramente com o curso de agronomia”, afirma.

A iniciativa também visou capacitar profissionais da área e proporcionar a integração de entidades do setor ervateiro, a fim de aumentar a produção e conservar a erva-mate sombreada existente com sustentabilidade econômica, ambiental e social. No próximo ano uma nova etapa do curso será iniciada, com novo conteúdo e foco no acompanhamento do desenvolvimento das Unidades de Referência (UR´s) no Vale do Iguaçu.