Ciclo de Atividades Aquilomba é realizado no Campus União da Vitória em alusão ao Dia da Consciência Negra
Publicado em
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus de União da Vitória promoveu, no dia 21 de novembro, o Ciclo de Atividades Aquilomba.
O evento teve como objetivos promover a reflexão, a celebração e o conhecimento acerca das heranças culturais afro-brasileiras e a valorização da cultura e tradição pretas, procurando fortalecer, sobretudo, as manifestações artísticas locais e regionais.
O Ciclo de Atividades contou com Oficina de Culinária Africana, com a estudante de Agronomia da unidade, Thais Passos; Oficina de Poesia, com o professor Fernando Alves; Oficina de Grafite, com o artista urbano, Andrigo Souza; Danças Urbanas, com a dançarina, Luana Werle; Rodas de Capoeira; Mancala, com a professora da Unespar, Patrícia Romanoski; e a palestra Os processos de marginalização e exclusão dos negros no Brasil, com o professor Ilton Cesar Martins.
Os estudantes também participaram de uma visita técnica a um templo de religiosidade afrobrasileira.
Sobre o Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um feriado nacional celebrado em 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
O Dia da Consciência Negra visa trazer luz a questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a sociedade mais justa.