Conheça a Revista 5ª Edição criada por estudantes do Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Projeto de Ensino

Conheça a Revista 5ª Edição criada por estudantes do Campus União da Vitória

Publicado em

Copiado!

Os estudantes do quarto ano do curso Técnico em Informática do Campus União da Vitória publicaram, na última semana, a Revista 5ª Edição, desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora, Lorena Lima. Embora a proposta parta de uma disciplina específica, a revista tem caráter interdisciplinar e as pautas e assuntos abordados foram selecionados pelos próprios estudantes, tratando assim desde temas relacionados à rotina estudantil durante a pandemia, a games, opinião, memes e também divulgação de pesquisas.

O nome da revista, 5ª Edição, foi sugerido pelos próprios alunos e faz referência ao alongamento do tempo de conclusão do curso devido ao momento sanitário e histórico da pandemia de Covid-19, que fez com que a turma entrasse em seu quinto ano de curso.
De acordo com a professora, Lorena Lima, o objetivo da revista é criar espaços de letramento e de produção de textos significativos. “Quando escrevemos para outros interlocutores, que não apenas o professor, tornamos a escrita menos artificial e mais interessante. Além disso, pretendemos dar continuidade à revista nos demais anos e séries”, explicou.

Para a confecção da revista, os estudantes primeiro fizeram um levantamento de pautas, usando os formulários Google, no qual propuseram os temas e gêneros que gostariam de escrever. Na etapa seguinte, foram realizadas as pesquisas e levantamentos de dados para e a produção do texto em si. A próxima fase foi marcada pela revisão do texto pela professora e também por mais dois alunos, que se encarregaram de apontar melhorias ou desvios nos textos produzidos. Por fim, uma equipe de cinco alunos trabalhou na edição e diagramação da revista.

“A revista é uma forma de registrar as suas vozes e valorizar suas falas, pesquisas, produções artísticas e opiniões. Por isso, parabenizo os alunos que participaram, escreveram e editaram a revista, deixando um pouquinho deles por meio da escrita”, complementa Lima.

Para conferir a revista 5ª Edição, basta clicar no link.

Topo