Conheça a Revista 5ª Edição criada por estudantes do Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Projeto de Ensino

Conheça a Revista 5ª Edição criada por estudantes do Campus União da Vitória

Os estudantes do quarto ano do curso Técnico em Informática do Campus União da Vitória publicaram, na última semana, a Revista 5ª Edição, desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora, Lorena Lima. Embora a proposta parta de uma disciplina específica, a revista tem caráter interdisciplinar e as pautas e assuntos abordados foram selecionados pelos próprios estudantes, tratando assim desde temas relacionados à rotina estudantil durante a pandemia, a games, opinião, memes e também divulgação de pesquisas.

O nome da revista, 5ª Edição, foi sugerido pelos próprios alunos e faz referência ao alongamento do tempo de conclusão do curso devido ao momento sanitário e histórico da pandemia de Covid-19, que fez com que a turma entrasse em seu quinto ano de curso.
De acordo com a professora, Lorena Lima, o objetivo da revista é criar espaços de letramento e de produção de textos significativos. “Quando escrevemos para outros interlocutores, que não apenas o professor, tornamos a escrita menos artificial e mais interessante. Além disso, pretendemos dar continuidade à revista nos demais anos e séries”, explicou.

Para a confecção da revista, os estudantes primeiro fizeram um levantamento de pautas, usando os formulários Google, no qual propuseram os temas e gêneros que gostariam de escrever. Na etapa seguinte, foram realizadas as pesquisas e levantamentos de dados para e a produção do texto em si. A próxima fase foi marcada pela revisão do texto pela professora e também por mais dois alunos, que se encarregaram de apontar melhorias ou desvios nos textos produzidos. Por fim, uma equipe de cinco alunos trabalhou na edição e diagramação da revista.

“A revista é uma forma de registrar as suas vozes e valorizar suas falas, pesquisas, produções artísticas e opiniões. Por isso, parabenizo os alunos que participaram, escreveram e editaram a revista, deixando um pouquinho deles por meio da escrita”, complementa Lima.

Para conferir a revista 5ª Edição, basta clicar no link.