Criação de abelhas nativas inicia no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

novidades

Criação de abelhas nativas inicia no Campus União da Vitória

Uma despretensiosa caixa de madeira instalada na parede dos fundos do Bloco Administrativo do Campus União da Vitória, que poderia passar despercebida pelos olhares menos atentos, abriga as primeiras abelhas nativas sem ferrão criadas na unidade.

O enxame de abelhas, da espécie Jataí, será usado para estudo nas disciplinas dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Agronomia e não representa perigo para a comunidade da instituição, pois não possui ferrão e é inofensiva até mesmo a pessoas que possuem alergia a insetos.

A ideia do cultivo nasceu durante uma apresentação realizada para os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, em que o professor de informática da unidade, Deividson Okopnik, trouxe as espécies nativas que cultiva em sua residência e despertou o interesse de diversos estudantes.

O projeto ganhou adesão de servidores que atuam no curso de Agronomia e Meio Ambiente e o enxame foi doado pelo estudante do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Ângelo Kosera.

“Nossa intenção é criar um melipolinário com diferentes espécies nativas e utilizar tanto para o estudo em sala de aula como para um futuro projeto de ensino ou extensão”, explicou Okopnik.