Publicado em
O curso de Formação Inicial e Continuada em Inglês Básico 2 do Campus União da Vitória realizou, na noite da última quinta-feira (31), uma atividade acerca da celebração do Halloween. Durante a ação, os estudantes vieram fantasiados e trabalharam textos em inglês sobre o tema.
A professora da turma, Alessandra Bender, abordou o significado do nome Halloween que, segundo ela explica, remonta ao cristianismo medieval sendo a junção da palavra ‘hallow’, derivada do termo do inglês antigo para ‘sagrado’ (‘holy’) e o termo ‘eve’, que significa ‘véspera’, fazendo referência ao feriado cristão que conhecemos hoje como Dia de Todos os Santos (1º de novembro). A junção de ‘hallow’ e ‘eve’ acabou se transformando na palavra ‘Halloween’.
Bender explicou ainda que o caminho para a data cristã do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) começou com o Papa Bonifácio IV, que o nomeou no início do século VII. Isso foi, talvez, um esforço para compensar a ocasião pagã com uma celebração religiosa.
“Gostei da experiência de trabalharmos o texto sobre o Halloween, pois pude aprender várias palavras novas!. Também gostei que hoje foi uma aula mais descontraída. E, diga-se de passagem, adorei o doce de abóbora em formato de coração que ganhamos ao final da aula”, avaliou a estudante Caroline Buchholz.
“O aprendizado das celebrações de outras culturas é primordial no estudo de uma outra língua, ainda mais o Dia das Bruxas, que já conta com grande popularidade em nosso país. Além disso, o conhecimento das origens da data ajuda a combater preconceitos e entendimentos errôneos sobre essa festividade”, finalizou Bender.