Curso do Programa Mulheres Mil realiza o plantio de plantas medicinais e aromáticas no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

mulheres mil

Açafrão, arruda, babosa, capim-limão, manjericão, camomila, erva-cidreira, erva-doce, sálvia e hortelã, foram algumas das mais de 25 espécies de plantas medicinais e aromáticas plantadas, no dia 01 de outubro, no Campus União da Vitória, pelas alunas do Programa Mulheres Mil.

Inicialmente, as alunas conheceram as principais formas de multiplicação e de plantio dessas espécies, como o uso de estacas, sementes, perfilhos, rizomas e estolões. Em um segundo momento, com uma prática no campo, as alunas foram estimuladas a trazer plantas medicinais e aromáticas que já possuem em suas casas e quintais. Foram feitas diversas trocas de plantas entre as próprias alunas, que puderam obter junto das colegas, alguns materiais que ainda não possuíam. No encontro, as mulheres também puderam compartilhar as experiências e saberes envolvendo o cultivo e uso dessas plantas, que fazem parte do seu dia a dia.

Em seguida, os materiais foram identificados e preparados para o plantio a campo na unidade. Nesta atividade, as estudantes aprenderam sobre o uso de compostos orgânicos, que auxiliam a melhorar a qualidade do solo e crescimento das plantas medicinais e aromáticas.

O preparo prévio da área, como a construção dos canteiros, foi feito por estudantes do curso de Agronomia, vinculados a projeto de ensino (Paipe).

“Com as oficinas realizadas no IFPR estou aprendendo, por meio do cultivo das plantas, valores como responsabilidade e paciência. Aprendi que elas precisam de cuidados diários como a rega, além de podas e o acompanhamento do seu crescimento”, afirma a aluna do “Programa Mulheres Mil”, Salete Alves.

Nas próximas etapas do curso, as ‘Mulheres Mil’ aprenderão sobre os cuidados no cultivo dessas plantas, além da produção e comercialização de produtos derivados, como sabonetes, bolachas, produtos de limpeza e artesanatos.