dia internacional da mulher

Dia Internacional da Mulher é lembrado no Campus União da Vitória com atividades para os estudantes da unidade

Publicado em

Mesa redonda com Thays Bieberbach, Alessandra de Cristo e Juliana Bianchini

Com o objetivo de promover reflexões acerca dos desafios que permeiam o cotidiano e a luta das mulheres, o Campus União da Vitória realizou, na sexta-feira, 8 de março, diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Os estudantes assistiram a filmes, em uma seção de cinema organizada no auditório da unidade, e participaram de debates e palestras.

A mesa redonda Mulheres no Mundo do Trabalho, contou com a presença da vereadora de União da Vitória, Thays Bieberbach; da vereadora de Irineópolis, Andrieli Krzewinski; da funcionária terceirizada da manutenção da unidade, Alessandra de Cristo e da assessora de promotoria, Juliana Bianchini, que discutiram os principais entraves à ocupação feminina de cargos tradicionalmente atribuídos aos homens.

A exibição do filme As Sufragistas (2015) resgatou a origem histórica do dia 8 de março, marco mundial da luta pela emancipação das mulheres. A partir da reprodução do documentário Silêncio do Homens (2019) e de trechos do longa Barbie (2023) foi possível discutir aspectos relevantes da constituição da masculinidade e da identidade feminina contemporâneos, assim como os desafios para o enfrentamento do machismo e da violência.

Para Alessandra de Cristo, atividades como essas são importantes para ajudar na auto estima das estudantes e encorajar os seus sonhos e objetivos.

“Acredito que a mesa redonda permitiu que os alunos enxerguem que todos, homens e mulheres, podem ser o que quiserem, desde que tenham garra e coragem”, destacou a profissional.