Diretor Administrativo do IFPR Campus União da Vitória participa de capacitação em planejamento estratégico – Campus União da Vitória

Com intuito de dar continuidade à implantação de planejamento estratégico do Campus, o diretor administrativo e de planejamento do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Claudemiro Soares de Oliveira, participou, esta semana, do curso de Planejamento Estratégico promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), realizado no prédio do Ministério da Fazenda/Esaf-PR, em Curitiba.

A capacitação foi solicitada pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC2016) e customizada para atender necessidades de capacitação dos servidores do IFPR. De acordo com a Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe), essa ação é uma continuidade do curso de Planejamento Estratégico e Análise SWOT, realizado em 2015, também pela Esaf, e aborda temas vinculados ao Planejamento Estratégico e Análise SWOT, em nível intermediário, com destaque para experiências concretas desenvolvidas em outros órgãos da Administração Pública Federal (como ITA, Anac, Abin, BNDES, Embrapa, Bacen, entre outros).

No curso também foram discutidos aspectos gerais do planejamento estratégico, como, por exemplo, a maneira como esse pensamento foi concebido e disseminado, além de outros conhecimentos e conceitos visando ao benchmarking do IFPR. Benchmarking é um instrumento de gestão que permite melhorar o desempenho de uma empresa ou instituição. A técnica consiste em identificar modelos de sucesso de uma outra organização ou de um departamento dentro da mesma organização, implementando-os, ou adaptando-os para implementação posterior. Segundo o diretor, sua participação nessa ação é de suma importância, por estar diretamente envolvido no planejamento do Campus e da Instituição como um todo, sendo um agente na disseminação para o sucesso dessa ferramenta.