Diretor de Administração e Planejamento do Campus União da Vitória participa de capacitação em planejamento estratégico pela Esaf/Paraná – Campus União da Vitória

O Diretor de Administração e Planejamento do Campus União da Vitória, Claudemiro Soares de Oliveira, participou do curso de Planejamento Estratégico e Análise SWOT, realizado no Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Esaf) no Paraná, em Curitiba, por meio de uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), de 5 a 7 de outubro.

O objetivo do curso é capacitar servidores que ocupam o cargo de Direção de Administração e de Planejamento e aqueles que atuam no planejamento estratégico do IFPR, sobre a elaboração e implementação desse planejamento e da utilização de ferramentas como análise SWOT e BSC. O curso foi ministrado por Alexandre Hamilton Oliveira Santos, que possui pós-doutorado em Direitos Humanos e Cidadania, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, e em Políticas Públicas, pela Université du Québec à Montréal (UQÀM), no Canadá.

Para o diretor administrativo, esse treinamento representa mais que um alinhamento entre os participantes. “Para que se possa dar suporte na realização do planejamento, é de suma importância conhecer ferramentas como Análise SWOT e BSC. Em uma instituição, seja pública ou privada, quando se tem planejamento estratégico, define-se objetivos e como alcançá-los. Com o monitoramento é possível corrigir e tomar decisões adequadas”, avalia.