Equipe do Campus União da Vitória se classifica para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Cartografia – Campus União da Vitória

olimpiada de cartografia

Após participar das duas provas teóricas que compõe a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC, a equipe do Campus União da Vitória está classificada para a segunda etapa da competição, que será realizada, por meio de prova prática, a partir do dia 20 de setembro.

A equipe é composta pelos estudantes Elisa Arndt, Enaile de Moraes, Luiz Gustavo Pivotto e Natália Bieschoff, todos do curso Técnico em Meio Ambiente, e conta com a orientação da professora de geografia da unidade, Patricia Baliski.

“Estamos muito felizes com essa classificação, nossa equipe obteve um ótimo desempenho nas duas fases da primeira etapa, e foi isso que garantiu a continuidade na olimpíada”, comemora Baliski.

Na primeira etapa, a equipe realizou as provas teóricas a respeito de conteúdos de Cartografia, com nível de dificuldade de fácil a difícil. As provas foram realizadas virtualmente no mês de agosto por estudantes de todas as unidades da federação.

Sobre a OBRAC

A Olimpíada Brasileira de Cartografia é realizada a cada dois anos e tem como público-alvo estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. A competição ocorre por meio de equipes formadas por quatro alunos e um professor orientador.

O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, através de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e o pensamento espacial.

A OBRAC 2021 está sendo executada em 3 etapas e 5 fases. As Etapas I e II estão sendo realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle, com dois tipos testes: teórico (Etapa I: Fases 1 e 2) e prático (Etapa II: Fases 1 e 2), a Etapa III (fase 1) será presencial, a ser realizada no Rio de Janeiro, pelas três equipes finalistas.