Estudante do IFPR Campus União da Vitória é classificado para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática – Campus União da Vitória

O aluno do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Gabriel Mauricio Utzig,  foi classificado para a segunda fase da XVIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O estudante compete na modalidade Programação Nível 2, para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio.

Segundo o professor Douglas Lusa Krug, a OBI é realizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como a de Matemática, Física e Astronomia, e tem como um dos objetivos despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação. “Essa é uma das mais importantes competições científicas dos dias de hoje. Por meio de uma desafiante atividade de lógica, envolve uma dose saudável de competitividade”, avalia. A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação, e é composta de tarefas com níveis variados de dificuldade.

Estudantes do primeiro e do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram da primeira fase da OBI, realizada no Campus, dia 3 de junho. A fase estadual será realizada em Curitiba, no dia 5 de agosto.

Segundo informações do site do evento, além de medalhas e certificados, os estudantes que se destacarem nessa modalidade serão convidados para uma semana de curso de Programação Avançada, no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O quatro estudantes que tiverem o melhor desempenho nesse curso vão integrar a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 70 países.

Mais informações sobre o evento: https://olimpiada.ic.unicamp.br