Estudantes do Campus de União da Vitória participam de palestra sobre a Aids – Campus União da Vitória

Estudantes do Campus de União da Vitória participam de palestra sobre a Aids

Foi realizada, hoje, 01, no Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), uma palestra alusiva ao Dia Internacional da Luta contra a Aids, que é lembrado hoje, ministrada pela equipe do Posto de Saúde da Família do Bairro São Braz.

A palestra, voltada aos estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, visou orientar os alunos quanto a prevenção e comportamentos inseguros que podem acarretar o contágio com o vírus.

A enfermeira Luciele Rosa, falou sobre a diferença entre o vírus HIV e a Aids, atitudes que não geram perigo de contágio e um breve histórico da doença.

A equipe convidou os alunos a realizarem o teste rápido para detecção do vírus HIV, Hepatites B e C e Sífilis, e destacou que o Posto estará aberto, neste dia primeiro de dezembro, até as 21h.

De acordo com Luciele, os alunos foram receptivos à palestra. “Nos sentimos muito felizes com o acolhimento que recebemos aqui. É importante que essa faixa etária entenda a seriedade da prevenção e que a escola continue debatendo o assunto”, enfatiza.

Para a psicóloga da Secretaria de Saúde do município, Gláucia Foggiatto Calistro, que acompanhou a equipe durante a palestra, essas conversas são importantes para informarmos a população acerca do risco de contágio. “Se conseguirmos fazer com que eles repliquem esse diálogo em casa e com os amigos, alcançaremos um número muito maior de pessoas conscientes sobre o perigo da transmissão do vírus, e isso para nós é uma vitória”, ressalta.

Dia Internacional da Luta contra a AIDS

O Dia Internacional da Luta contra a AIDS é comemorado anualmente em 1º de dezembro. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV – vírus humano de imunodeficiência – sofrem na sociedade por causa da doença.