Estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizam visita técnica – Campus União da Vitória

TADS

Estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizam visita técnica

Publicado em

Copiado!

Os estudantes do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizaram, ontem (19), uma visita técnica à empresa Pormade Portas, com objetivo de conhecer os mecanismos de automatização do processo de produção, assim como os sistemas de controle de produção desenvolvidos pela própria empresa.

Durante a visita, os alunos assistiram a uma palestra institucional e em seguida puderam conhecer como é realizada a análise e levantamento de requisitos necessários para o desenvolvimento dos sistemas demandados pela empresa; linguagens de programação e bancos de dados utilizados e detalhes técnicos, como prazos de desenvolvimento, número de desenvolvedores, divisão do trabalho entre a equipe e análise de riscos.

Após a palestra, participaram de uma conversa em que puderam tirar dúvidas sobre a explanação, aprender sobre o modo de desenvolvimento da empresa, melhorias e benefícios que ocorreram após a decisão de desenvolver os próprios sistemas, em vez de adquirir ferramentas de terceiros.

Na sequência, todos foram direcionados para conhecer a linha de produção, do início da confecção de uma porta até a sua embalagem e expedição. Observaram em detalhes como os resultados produzidos pelos sistemas são apresentados ao longo da linha de produção, auxiliando tanto os colaboradores quanto os gestores da empresa durante todo o processo.

O planejamento da saída de campo foi realizado para que os alunos pudessem visualizar como os conteúdos abordados em diversas disciplinas, como Lógica de Programação e Programação Procedimental ofertadas no primeiro semestre, Programação Orientada a Objetos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas que estão cursando neste semestre, assim como disciplinas que ainda cursarão, como Bancos de Dados, Desenvolvimento Web e Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, são aplicados em um ambiente real de produção.

De acordo com o professor de informática do campus, Alex Porn, conhecer o processo produtivo e o modo de desenvolvimento de sistemas na empresa foi relevante para os alunos, pois possibilitou alinhar os conteúdos abordados durante as aulas, com a aplicação real em uma empresa que desenvolve seus próprios sistemas de acordo com as necessidades que surgem no decorrer de suas atividades. “Os alunos puderam observar o ganho que a empresa tem ao manter uma equipe de tecnologia qualificada para essa área, em vez de adquirir ferramentas de terceiros que muitas vezes não se enquadram com todas as necessidades observadas, acredito que essa visão prática foi de grande utilidade para a turma”, avaliou o professor.

Topo