Estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR Campus União da Vitória participam de aula de campo – Campus União da Vitória

Os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram de uma aula de campo, com atividades conjuntas entre as disciplinas de Educação Física, Geografia e Biologia, no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, na quinta-feira, 28 de julho. Como uma atividade interdisciplinar, os estudantes foram orientados pela professora de Educação Física, Ana Maria Martins Barbosa, e pela professora de Geografia.

Segundo a professora de Geografia, os principais objetivos dessa aula de campo correspondem à compreensão de alguns aspectos da geologia e geomorfologia paranaenses; de conceitos básicos de geologia, solos, fauna e flora local; noção do que é uma unidade de conservação e a importância de sua preservação; vivenciar uma atividade física na natureza e seus benefícios para a qualidade de vida dos indivíduos.

Os estudantes receberam um roteiro com instruções sobre os elementos a serem observados e analisados. Com ajuda de um guia, tiveram oportunidade de conhecer os Arenitos Vila Velha, as Furnas e a Lagoa Dourada. “Na perspectiva da disciplina de Geografia, os objetivos foram atingidos e os alunos puderam vivenciar assuntos trabalhados apenas em sala. Além disso, a atividade se configurou como uma oportunidade para conhecerem uma área dotada de beleza cênica e única no estado do Paraná”, avalia a professora. Segundo a professora de Educação Física, os objetivos foram alcançados. Em cerca de uma hora e quarenta minutos de caminhada, os alunos puderam explorar o parque. Essa atividade fez com que eles percebessem a importância e os benefícios de se realizar uma atividade física na natureza, com subidas, descidas e pequenos obstáculos, ao ar livre”, declara.