Estudantes do IFPR Campus União participam do VI Se²pin em Pinhais – Campus União da Vitória

Estudantes do IFPR Campus União participam do VI Se²pin em Pinhais

Na segunda-feira, 23, teve início o VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no Expotrade Convention Center em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O Campus União da Vitória participa do evento com nove projetos de estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

O projeto Saúde e tecnologia andando juntos, dos estudantes Andressa Emanueli Doopiat, Caroline Ribeiro da Silva, Kamyla Gabrielle de Mattos, Liana Maes Mendes de Souza, Tainã Hoffmann, e dos professores Drielly Nayara Olekszyszen Salin, Giciélen Beatriz Retcheski, Mara Regina Gregório Kusma, com orientação do professor Deividson Luiz Okopnik; e Motorização de baixo custo para cadeira de rodas, desenvolvido pela aluna Luana Milena Marques, orientada pelo professor Douglas Krug participam também da Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech), evento paralelo ao Se²pin.

De acordo com a estudante do terceiro ano, Luana Marques, o VI Se²pin está superando as expectativas. “Assim como nas participações anteriores o evento está contribuindo muito para o meu conhecimento, agregando cada vez mais, assim como promovendo a interação com outros estudantes. Cada ano é uma experiência nova”, avalia.

Entre os trabalhos que estão representando o Campus, está a pesquisa desenvolvida pela pedagoga, Andréa Daniele Muller Mariano , e pelo assistente de alunos, Fábio Nazari. Os servidores atuam na seção pedagógica, e desenvolveram a pesquisa em conjunto com as alunas do primeiro ano A, Naiury Rafaela Oliveira, Daniele Cristina Belena, Érica Hoffmann Ferreira e Larissa Maria Wojcik, sob a orientação do professor Deividson Luiz Okopnik. O trabalho denominado A Inclusão educacional de pessoas com deficiência visual: perspectivas para o trabalho pedagógico, originou-se do contexto de inclusão da aluna Naiury, que possui deficiência visual e ingressou no Campus nesse ano. Segundo a pedagoga, esse processo de inclusão exige um olhar atento sobre a organização pedagógica e os processos educativos, visando as condições adequadas para a aprendizagem. “Nós discutimos com a aluna Naiury e outras colegas da turma a possibilidade de desenvolver esse trabalho, que tem como finalidade investigar os fatores e os recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem de alunos com deficiência visual; conhecer os serviços de apoio, instituições e outras instâncias que atuam no âmbito do atendimento de pessoas com deficiência visual; buscando alternativas metodológicas que auxiliem na inclusão desses alunos, e contribuir para dar visibilidade a processos educativos mais inclusivos.” Os primeiro resultados desse trabalho foram apresentados na III Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec), realizada no Campus em agosto, em que o trabalho obteve destaque nas avaliações.

Além dos projetos científicos, o Seminário apresenta atividades artísticas e culturais, e programações paralelas, chamados eventos satélites. Um deles é a II Olimpíada de Robótica do IFPR. O Campus União da Vitória participa com quatro equipes. A equipe Vamo Dale, formada pelos estudantes do primeiro ano Bruna Miguelissa, Daniele Cristina Belena e Odemir José Schroh Junior, participa na modalidade Resgate – Lego; a equipe BB8, formada pelos alunos do segundo ano, Andressa Burak, Luan Victor Geller Turkot, Mauro Deiller Fernandes dos Santos, Rafael Francisco Cecchin, participam da na modalidade Resgate – Arquitetura Aberta; e a equipe The Alliance, formada pelos estudantes Eric Roberto Petry, Gabriel Maurício Utzig, Matheus Eliel Rodrigues de Oliveira, do terceiro ano.

Confira a lista de trabalhos dos estudantes do IFPR Campus União da Vitória que participam do VI Se²pin:

Saúde e tecnologia andando juntos
Integrantes: Andressa Emanueli Doopiat, Caroline Ribeiro da Silva, Kamyla Gabrielle de Mattos, Liana Maes Mendes de Souza, Tainã Hoffmann, Drielly Nayara Olekszyszen Salin, Giciélen Beatriz Retcheski, Mara Regina Gregorio Kusma
Orientador: Deividson Luiz Okopnik

Motorização de baixo custo para cadeira de rodas
Integrantes: Luana Milena Marques
Orientador: Douglas Krug

Protótipo de um jogo sensorial para deficientes visuais
Integrante: Rafael Francisco Cecchin
Orientador: Douglas Krug

A inclusão escolar de pessoas com deficiência visual: perspectivas para o trabalho pedagógico
Integrantes: Fábio Nazari, Naiury Rafaela Oliveira, Daniele Cristina Belena, ÉricaHoffmann Ferreira, Larissa Maria Wojcik.
Orientadores: Andréa Daniele Muller Mariano e Deividson Luiz Okopnik

Problemas socioambientais urbanos: uma análise a partir da percepção da população
Integrantes: Thiago Yves Silveira Wagner, Mariana Aparecida Kuryluk, Cristhian Padilha, Geovane de Jesus
Orientador: Eduardo Ramos Coimbra de Souza

As variedades linguísticas no Brasil
Integrantes: Amanda Emanuelli de Lima, Bruna Janaína Chagas, Carlos André Rodrigues, Gabriela Vazi, Lucas Treuke, Leonardo José Rossoni Quadros, Maria Eduarda de Moura Dias, Maria Eduarda Fabrício, Sarah Tomal, Silvano de Freitas Vaz Filho
Orientador: Carlos Augusto de Negreiros

Modelagem virtual de Prédios Históricos
Integrantes: Felipe Rodrigues, Ana Kozan, Kauê Nicolas e Gicielen Beatriz Retcheski
Orientadores: Vitor Marcos Gregório e Douglas Lusa Krug

Acervo Histórico: nos trilhos da memória
Integrantes: Ana Vitória Kozan Kiedes e Julien de Paula
Orientadores: Vitor Marcos Gregório e Elisângela Mota Pires

Nativos do Vale do Iguaçu: Seu passado e seu presente. Haverá o amanhã?
Integrantes: Christian Gabriel Fleitux Padilha, João Vitor Lino Bugenski
Orientador: Vitor Marcos Gregório