I Semana Acadêmica da Agronomia é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

semana acadêmica de agronomia

I Semana Acadêmica da Agronomia é realizada no Campus União da Vitória

Com o tema Mundo do Trabalho: Extensão, Pesquisa e Tecnologia, o Campus União da Vitória realizou, nos dias 10 e 11 de outubro, a I Semana Acadêmica da Agronomia da unidade, que teve como objetivo promover uma imersão profunda no universo da Agronomia e suas conexões com o mercado de trabalho, a pesquisa e a tecnologia.

A Semana Acadêmica contou com duas palestras que visaram unir o conhecimento e a experiência, afim de enriquecer a formação dos estudantes e profissionais participantes.

A palestra O IAT e a Atuação do Engenheiro Agrônomo na Instituição, ministrada pela engenheira agrônoma, Niléia Mattiola, teve como objetivo compartilhar informações sobre a atuação do engenheiro agrônomo no Instituto Agronômico do Paraná – IAT e mostrar como o profissional da Agronomia contribui para a pesquisa e a extensão na instituição, destacando a importância de sua função na busca por soluções para os desafios agrícolas.

Ressaltando como os engenheiros agrônomos desempenham um papel fundamental na conservação e na restauração de áreas degradadas e contribuindo para a preservação do meio ambiente, o analista ambiental e chefe da unidade do Ibama de União da Vitória, Emerson Servello, trouxe a palestra Projetos de Recuperação Ambiental (PRAD´s) no Ibama.

A organização do evento buscou criar um debate dinâmico e facilitar a compreensão dos tópicos abordados durante as palestras, abrindo espaço para que os estudantes pudessem participar fazendo perguntas aos profissionais.

O evento contou também com a apresentação de pôsteres, em que os alunos puderam mostrar os resultados de seus projetos de pesquisa e extensão.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Marlon Rodrigues, a exposição de pôsteres demonstrou o comprometimento e a dedicação que os estudantes têm investido em suas atividades acadêmicas. “Essa iniciativa não apenas fomentou o orgulho dos estudantes por suas conquistas, mas também promoveu a troca de ideias e experiências entre os participantes”, destacou Marlon.

Para os organizadores, a I Semana Acadêmica da Agronomia do Campus União da Vitória foi um evento de grande relevância e proporcionou um ambiente propício para a formação e o networking dos estudantes e profissionais da área.

“Através das palestras, das interações e da exposição dos projetos de pesquisa e extensão, todos os participantes saíram enriquecidos, com um entendimento mais amplo e profundo do Mundo do Trabalho na Agronomia, ressaltando a importância da extensão, pesquisa e tecnologia na construção de um futuro mais promissor para a área”, finalizou Marlon.