IFPR Campus União da Vitória participa da Campanha Junho Vermelho – Campus União da Vitória

IFPR Campus União da Vitória participa da Campanha Junho Vermelho

Os servidores do Campus União da Vitória  do Instituto Federal do Paraná (IFPR) não deixaram o mês de junho passar em branco, e participaram da Campanha Junho Vermelho. Na tarde de quinta-feira, 30, foram até o Banco de Sangue do Município, e colaboraram com o estoque de sangue, que, geralmente, diminui no inverno, devido ao frio.

No IFPR, a campanha Junho Vermelho foi realizada entre os dias 20 de junho e 1.º de julho. Nesse período, os estudantes e servidores da instituição foram convidados a desenvolverem ações ligadas ao tema. O professor Vitor Marcos Gregório é doador de sangue há 15 anos. Mudou-se para União da Vitória no ano passado, mas nunca havia colaborado com o Banco de Sangue do Município. Encontrou nessa campanha a oportunidade ideal. “Eu doo sangue porque é uma oportunidade de servir ao próximo doando algo que não vai me fazer falta, que não toma muito tempo e que pode ajudar a salvar uma vida”, afirma. A servidora Jussara Leite doou sangue pela primeira vez. “Faz tempo que eu queria doar sangue, mas nunca encontrava tempo, e essa campanha foi o empurrão que faltava”.

Como e onde doar?

Se você quer ser um doador de sangue, o primeiro passo é apresentar-se em um banco de sangue, portando documento oficial de identificação com foto. Além disso, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Para realizar a doação, é preciso que o doador esteja bem alimentado, tenha evitado a ingestão de comidas gordurosas até quatro horas antes da doação e de bebidas alcoolicas até 12 horas antes. Menores de idade devem ter autorização e estar acompanhados dos responsáveis.

Em União da Vitória, é possível realizar a doação de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Município, órgão pertencente a  Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, por meio da 6.ª Regional de Saúde e é vinculada ao Centro do Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Cartilha

O Hemepar disponibiliza uma cartilha com outras informações aos possíveis doadores e àqueles que já têm por hábito fazer a doação de sangue. Confira!

UCT – União da Vitória

Rua Castro Alves, 26