IFPR Campus União da Vitória realiza formatura de cursos FIC – Campus União da Vitória

IFPR Campus União da Vitória realiza formatura de cursos FIC

Foi realizada na Biblioteca do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a formatura dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) de Espanhol Básico, Inglês Intermediário e Programador Web, na noite de segunda-feira, 12.

Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPR, os cursos FIC têm duração mínima de 160 horas, e são ofertados aos estudantes e trabalhadores, com o objetivo geral de aperfeiçoar suas atividades profissionais e estimular a continuidade de seus estudos. “A qualificação do trabalhador para o desenvolvimento de suas atividades, somada à percepção do mundo do trabalho, também consiste em um dos objetivos dos cursos FIC, pois a formação humana e sociocultural não se desvincula da formação profissional”, afirma.

A realização desses cursos vai ao encontro da visão do IFPR, que é “ser referência em educação profissional, tecnológica e científica, reconhecida pelo compromisso com a transformação social.” O diretor de administração e planejamento do Campus, Claudemiro Soares de Oliveira, afirma que é em busca dessa realização que é voltado o trabalho cotidiano no Campus. O diretor parabeniza aos que tiveram determinação para concluírem seus cursos e iniciar a realização de seus sonhos, e alerta que o futuro é incerto mas que é possível se preparar para ele. “Seja qual for o objetivo, realizar uma viagem, explorar a América ou a Europa, apenas para conhecimento, ou, ainda, em busca de uma oportunidade de trabalho, devemos estar preparados. Para isso, faz-se necessário abrir mãos de algumas horas com a família, lazer ou ócio.”

A diretora geral do Campus, professora Patrícia Cambrussi Bortolini, ressaltou a competência dos servidores do Campus e destacou o desempenho positivo dos Institutos Federais frente à rede particular, à rede estadual e municipal de ensino, e, até mesmo, a outros países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na avaliação de ciências, leitura e matemática, promovida pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Desde 2013, o Campus União da Vitória já formou alunos nos cursos FIC de Operador de Computador, Contador de Histórias, Reciclador, Horticultor Orgânico, Costureiro, Bovinocultor de Leite, Montador e Reparador de Computador, Operador de Caixa, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Agente de Projetos Sociais, Condutor Ambiental Local e Monitor de Uso e Conservação de Recursos Hídricos. Para o ano letivo de 2017, serão ofertados oito cursos FIC em diversas áreas.

IFPR Campus União da Vitória oferece 80 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

IFPR Campus União da Vitória realiza formatura de cursos FIC

IFPR promove cursos de formação inicial e continuada em União da Vitória

Câmpus União da Vitória do IFPR oferece 240 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)