IFPR e prefeitura certificam 1ª e abrem 2ª turma de Recicladores – Campus União da Vitória

IFPR e prefeitura certificam 1ª e abrem 2ª turma de Recicladores

Nesta terça-feira (05/08), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a prefeitura realizaram a entrega de certificados para o 1º grupo de estudantes que se formou no curso de Reciclador. Os alunos foram ensinados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e, a maioria, faz parte da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de União da Vitória (Coopertrage). Junto da certificação, novo grupo (2ª turma) foi recepcionado pela direção e coordenação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), coordenação do Projeto EcoCidade e prefeito Pedro Ivo Ilkiv. Ainda, eles receberam materiais da instituição.

“Eu quero parabenizar vocês por esse esforço e força de vontade de quererem se qualificar”, discursou o prefeito. “Que sirva de incentivo para os filhos de vocês e toda nossa sociedade”, disse destacando o avanço do projeto de reciclagem e a tendência de adesão de novos cooperados, uma vez que haverá ampliação da coleta seletiva para o lado Sul e Conjuntos, a partir de outubro. “Poderão trabalhar aqui [na Coopertrage], com dignidade, boa renda e qualidade de vida.”

Em relação ao IFPR, Pedro Ivo salientou a importância dessa conquista que vai proporcionar formação de acordo com a necessidade do mercado. “É feito uma pesquisa, um estudo, para saber de qual formação profissional os empresários precisam”, justifica. De acordo com o prefeito, capacitar a juventude e dar condições para buscarem postos de trabalho são os objetivos do Instituto.

“É um orgulho para nós”, definiu a diretora geral do IFPR – Campus de União da Vitória – professora Patrícia Bortoloni. Dos 42 matriculados, 39 concluíram o curso. Segundo ela, o curso de Reciclador teve um dos maiores índices de frequência entre todos os cursos dos 23 campis da Instituição no Paraná, virando exemplo e, sendo posteriormente, ofertado em outras cidades. Também, a diretora atestou a importância do aprendizado. “Se a gente quer melhorar na vida, precisa se qualificar”, atestou. O coordenador do Pronatec, Marcelo Bortoli, frisou que os recicladores foram os primeiros alunos a serem certificados pelo IFPR no município, pela importância social e baixo índice de desistência. “A gente ficou até surpreso e orgulhoso pela procura desse curso que tem oferta de trabalho aqui mesmo na Cooperativa”, comentou.