IFPR promove cursos de formação inicial e continuada em União da Vitória – Campus União da Vitória

IFPR promove cursos de formação inicial e continuada em União da Vitória

Iniciou na noite de segunda-feira, 27, no Colégio Estadual Dr. Lauro Müller Soares, e na tarde de terça-feira, 28, no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), duas turmas do curso de formação inicial e continuada (FIC) em Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, promovido pelo Câmpus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O curso é formado por três disciplinas de inglês, além de história e geografia locais, tem carga horária de 180 horas, e está previsto para terminar na segunda semana de dezembro.

Além do curso de Inglês, que por obter um grande número de inscrições abriu duas turmas, os cursos de Monitor de Uso e Conservação dos Recursos Hídricos, Condutor Ambiental Local e Agente de Projetos Sociais estão em funcionamento desde junho, à noite, no Colégio Estadual Túlio de França. Ao total, os quatro cursos registraram aproximadamente 160 matriculados.

Segundo o professor Ederson Marcelino da Silva, a turma da disciplina de matemática básica, do curso de Condutor Ambiental Local, é bem homogênea. “Todos estão empolgados com o curso e em poder utilizar o que estão aprendendo em suas carreiras ou simplesmente para agregar conhecimento”.

Sendo União da Vitória e Porto União municípios com confirmado potencial turístico, a meta para os concluintes do curso de Inglês Aplicado a Serviços Turísticos é que compreendam e produzam mensagens orais e escritas em nível básico na língua inglesa, voltadas para o setor turístico, atendendo às demandas e expectativas dos clientes, com objetividade e cordialidade.

Mesmo não sendo ofertados pelo Pronatec, os cursos FIC ofertados pelo IFPR estão de acordo com o Guia Pronatec de Cursos FIC, elaborado pelo Ministério da Educação, buscando consolidar as políticas públicas que objetivam aproximar o mundo do trabalho do universo da educação.