Neabi do Campus União da Vitória promoveu a roda de conversa Existências e Resistências Negras – Campus União da Vitória

Neabi

Neabi do Campus União da Vitória promoveu a roda de conversa Existências e Resistências Negras

Publicado em

Copiado!
A roda de conversa contou com a presença do professor Ilton César Martins, da UEPG

Como parte das atividades do mês da Consciência Negra no Campus União da Vitória, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi, realizou, na quarta-feira 29 de novembro, a roda de conversa Existências e Resistências Negras. A atividade se deu no período da manhã e teve como público-alvo as turmas de ensino médio integrado do campus

O evento teve como convidado o professor de história da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG , Ilton Cesar Martins, que estuda a escravidão negra na Província do Paraná, em especial as questão da criminalidade, lei e justiça no século XIX.

O palestrante traçou um panorama da escravidão transatlântica, com especial foco nas rotas marítimas, destinos e número de pessoas escravizadas. A partir dos dados historiográficos, então, focou na história da escravidão no Brasil, sublinhando que o país foi o destino da maior parte dos escravizados trazidos ao continente americano. 

Comentou ainda sobre a influência das culturas da diáspora africana na culinária, língua, cultura e religiosidade brasileiras. Encerrou sua fala com a escravidão no Paraná, seu impacto na cultura local e o processo de apagamento da contribuição do negro no estado. 

Houve participação de servidores e alunos, dialogando com o convidado, e levantando questionamentos e relatos pessoais.  

Topo