IFPR Campus União da Vitória é premiado com dois projetos na Ficiências 2017 – Campus União da Vitória

IFPR Campus União da Vitória é premiado com dois projetos na Ficiências 2017

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) teve dois projetos premiados na VI Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), que ocorreu na semana passada em Foz do Iguaçu.

O evento internacional, que foi promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu e reuniu trabalhos do Brasil e Paraguai, teve início na terça-feira, 7, e encerramento na sexta-feira, 10, no Hotel Golden Park Internacional. O Campus de União da Vitória participou com cinco projetos de estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Dentre os projetos finalistas, dois foram premiados com segundo e terceiro lugar em suas áreas.

O projeto Oficina de Matemática: Trena com roda versão digital, das alunas Bruna Miguelissa e Elisandra Ritzmann Dalpra, do primeiro ano A, sob a orientação do professor Ederson Marcelino da Silva, ficou com o segundo lugar em Ciências Exatas e da Terra, e Porto União da Vitória: prevenções para o futuro, de Arthur Pfeng, do terceiro ano, orientado pelo professor Vitor Marcos Gregório, foi premiado com o terceiro lugar na área de Ciências Humanas.

O Campus ainda participou com os projetos Jogo do Contestado, do estudante Gabriel Maurício Utzig, do terceiro ano, orientado pelo professor Deividson Luiz Okopnik; Saúde e tecnologia andando juntas, desenvolvido por Tainã Hoffmann, Andressa Emanueli Doopiat, Liana Maes Mendes de Souza, Kamyla Gabrielle de Mattos e Caroline Ribeiro da Silva, do terceiro ano, com orientação do professor Deividson Luiz Okopnik, selecionados na área de Ciências Exatas e da Terra. Acervo Histórico: nos trilhos da memória, das estudantes Ana Vitória Kozan Kiedes, do segundo ano e Julien de Paula, do terceiro ano, sob a orientação do professor Vitor Marcos Gregório e da bibliotecária Elisangela Mota Pires, na área de Ciências Humanas.

De acordo com a professora de língua portuguesa, Lorena Izabel Lima, que acompanhou os estudantes na Feira, a Ficiências é um evento que representa e valoriza a energia jovem e a ousadia em pensar novas soluções para problemas cotidianos. “O ambiente é muito inspirador devido à diversidade de propostas de pesquisa e à inovação. É como vislumbrar o futuro”, avalia. Para os estudantes a experiência também foi enriquecedora. “É muito bom receber sugestões e ideias para aprimorar os projetos”, destaca a aluna Tainã Hoffmann.

Não é a primeira vez que o Campus União da Vitória participa da feira, no ano de 2015 a pesquisa intitulada 1905: quando trilhos foram mais que caminhos, da aluna Aline Bueno ficou entre os finalistas da Feira e levou o primeiro lugar na área de Ciências Humanas. Já em 2016, quatro trabalhos do Campus União da Vitória foram apresentados na Ficiêncais, e o projeto Oficina de Matemática: medindo distâncias com um círculo, dos alunos Kauana Gabriele Pereira e Alan Gabriel Cordeiro Matulle, com orientação do professor de matemática Ederson Marcelino da Silva, recebeu premiação na categoria Áreas do Conhecimento.

Ficiências
A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – Ficiências, é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também, é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Sobre o IFPR

Referência em educação profissional, tecnológica e científica, o IFPR é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social.
É voltado à educação superior, básica e profissional, especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
Atualmente, o IFPR atende mais de 40 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância, oferecendo à comunidade paranaense mais de 100 cursos entre técnicos presenciais, técnicos na modalidade a distância, cursos superiores e especializações presenciais e a distância.

Saiba mais:
Campus União da Vitória é premiado no V Ficiencias com projeto de ensino da matemática

Pesquisa realizada por aluna do IFPR Campus União da Vitória leva primeiro lugar na área de Ciências Humanas, no IV Ficiencias

Projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura são destaque na II Mipeec do IFPR Campus União da Vitória

Vídeo que ganhou o Prêmio Aclamação Popular na II Mipeec: Trena com roda