Oficina de Inglês (22/11): Os textos midiáticos e o papel do ensino de LEM – Campus União da Vitória

Oficina de Inglês (22/11): Os textos midiáticos e o papel do ensino de LEM

Prof. Alcina de Oliveira Brasileiro

1. Resumo

As profundas e rápidas transformações decorrentes da era do conhecimento, destacando-se os avanços tecnológicos, levaram a educação a novos paradigmas com ênfase em práticas escolares que permitam uma resposta ética, crítica e democrática às questões socioculturais interpostas por textos midiáticos a todo instante. Portanto, também é tarefa do ensino de LEM dinamizar os novos espaços de aprendizagem com vistas à (re)construção do conhecimento, pois, no intercâmbio pedagógico, o professor não deve ser apenas porta-voz de textos que aparentam objetividade em suas informações, devendo também ser negociador e crítico na compreensão desses textos e provocador em sua relação com o aluno: eles precisam ser problematizados e explorados no contexto da atividade prática.

2. Objetivos

Através da análise do papel da educação e da mediação do processo ensino-aprendizagem de LEM, esta oficina pretende demonstrar como possibilitar o multiletramento (linguístico, sociocultural e tecnológico) através de atividades inter e transdisciplinares que vão para além do livro didático.

3. Justificativa

Precisamos compreender as mudanças por que a sociedade tem passado em decorrência das mídias digitais e a necessidade de desenvolver o cidadão autônomo que seja capaz de se inter-relacionar com dinamicidade e flexibilidade em grupos de ação, de selecionar informações com a necessária criticidade e de transformá-las em conhecimentos que venham a beneficiar a escola, seu entorno e, por consequência, toda a sociedade.

4. Palavras-chave

Ensino/aprendizagem de LEM; Multiletramentos; Educação na Era do Conhecimento.

5. Currículo resumido

Letras (Português/Inglês) pela UFF/RJ, com Mestrado em Estudos Literários pela UFPR e CPE-Certificate of Proficiency in English da Universidade de Cambridge. Ex-docente dos cursos do CELLIN e do NAP da UFPR, de cursos de Letras, Pedagogia e Administração (Faculdades Expoente, Universidade Tuiuti do Parana, FAPI-Faculdade de Pinhais) e de cursos de especialização (IBPEX, FAFIUV, FACEL e EAD do ITC-Instituto de Tecnologia em Conhecimento). Ministrante de cursos de capacitação, oficinas e palestras (SEED-Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e Grupo Expoente). Produção de materiais e responsabilidade técnica (SEED-Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Centro de Línguas do Grupo Expoente, ITC, EAD do IFPR Campus Curitiba, MEC). Orientação de docentes do Projeto Escola & Universidade e do PDE-Plano de Desenvolvimento da Educação junto à UFPR/SEED. Promoção e coordenação de eventos técnicos, científicos e culturais em parceria com a Embaixada Norte-Americana, Universidade Tuiti do Paraná e FAPI-Faculdades de Pinhais. Supervisão de estágios e orientações de TCC com participação em bancas. Atualmente professora de Língua Inglesa e Portuguesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Federal no Colégio Militar de Curitiba, onde leciono para os diversos níveis de inglês, preparo alunos para exames da Universidade de Cambridge e auxilio alunos com dificuldades de aprendizagem na SAP – Seção de Apoio Pedagógico.