Oficina de Inglês (23/11): Expressando o futuro em situações de comunicação online: Facebook, WhatsApp, e-mail – Campus União da Vitória

Prof. Filipe Marchioro Pfützenreuter

1 OBJETIVOS

Com base em situações reais de comunicação via Facebook, Whatsapp e e-mail, esta oficina visa instrumentalizar os participantes quanto ao uso de will, going to e present continuous para expressar o futuro em inglês.

2 JUSTIFICATIVA

Seja por meio do Facebook, Whatsapp ou e-mail, a comunicação online faz parte da realidade de muitos países do mundo. Em se tratando do inglês na condição de língua estrangeira ou língua franca, essa modalidade de comunicação é ainda mais frequente, tendo em vista que muitos dos usuários que utilizam o Inglês nessas condições precisam se comunicar do seu país de origem com interlocutores que estão em outros países ou, até mesmo, continentes. Diante dessa realidade envolvendo os meios online de comunicação, justifica-se esta oficina pelo fato de que Facebook, Whatsapp e e-mail são canais constantemente utilizados para fins de socialização, planejamento ou agendamento de atividades futuras e, para que o usuário tenha condições de utilizá-los com tal finalidade, torna-se imprescindível que ele domine e saiba discriminar as situações comunicativas que requerem uso de will, going to ou present continuous para expressar o futuro.

3 PALAVRAS CHAVE

Tecnologias. Will. Going to. Present continuous. Futuro.

4 CURRÍCULO RESUMIDO

Possui graduação em Letras (Licenciatura) com habilitação em Português e Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2007). É Doutor (2014) e Mestre (2010) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, onde, atualmente, desenvolve seu estágio de Pós-Doutorado. É professor do Colegiado de Letras do Instituto Federal do Paraná – IFPR (Campus Palmas), em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. Além da docência, dedica-se à pesquisa na área dos Estudos Comparados entre Teologia e Literatura (Teopoética). É membro do Núcleo de Estudos Comparados entre Teologia e Literatura – NUTEL, com sede na UFSC, e coordenador do Grupo de Pesquisa em Confluências Textuais entre Teologia e Literatura – TEOLITE, com sede no IFPR (Campus Palmas). Paralelamente à carreira acadêmica, também é escritor de ficção e membro da Academia Orleanense de Letras – a 2ª academia mais antiga do estado –, na qual ocupa a cadeira de número dois. Sua mais recente produção literária é “Histórias de um universitário” (2016), uma coletânea de contos publicada pela Editora Fragmentos.