Olimpíada de Robótica movimenta Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Olimpíada de Robótica movimenta Campus União da Vitória

A fase local da Olimpíada de Robótica IFPR 2018 movimentou o Campus União da Vitória nesta quarta-feira, 16. Servidores, alunos e comunidade se reuniram para assistir a disputa de robôs.

Foram 12 equipes, competindo em 3 modalidades: Seguidor de Linha, Resgate e Sumô. Ao todo, 50 estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio estiverem envolvidos na olimpíada.

As equipes vencedoras foram “BB8” composta por Andressa Burak, Luan Victor Turkot e Rafael Cecchin, na modalidade Resgate – arquitetura aberta; “4Rail” formada pelos estudantes Luana Marques, Mikael Posselt e Taynara Zatorski na modalidade Seguidor de Linha; “Titans Robot” composta por Daniele Cristina Belena e Odemir Jose Schroh Junior, na modalidade Resgate – Lego e “Gagari” com os alunos Iury Batista, Samira Nogueira, André Passos, Ariane Ferraz e Tatiane Gonçalves, na modalidade Sumô.

Os estudantes foram responsáveis por todas as etapas de elaboração dos protótipos, construídos nas plataformas Lego e Arduíno. Por ser um projeto interdisciplinar, teve o envolvimento direto de professores da área de informática, matemática e do servidor técnico de laboratório, que trabalharam como treinadores das equipes.

De acordo com a estudante do segundo ano, Daniele Belena, integrante da equipe Titans Robot, a construção do robô exige dedicação e paciência. “Queimamos muitos neurônios para resolver problemas encontrados neste desafio. Ficamos torcendo para que a programação estivesse certa, a calibração perfeita e que o robô realizasse todas as etapas”, conta Daniele.

As equipes vencedoras da fase local competirão na fase estadual que ocorrerá no dia 12 de junho, em Foz do Iguaçu. Nesta mesma data as equipes da modalidade Resgate participarão da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Para a aluna do quarto ano, Luana Marques, integrante da equipe 4Rail, o projeto de robótica vai além das competições. “A experiência que a robótica traz agrega tanto no trabalho em equipe como em atividades lógicas e cognitivas. Nos proporciona um maior entendimento na parte de componentes eletrônicos e na elaboração de códigos, que auxiliam tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional”, destaca.

O professor de ciências da computação e coordenador de curso da unidade, Douglas Krug, enfatiza o sucesso do evento. “Tanto para os competidores quanto para quem acompanhou assistindo, o evento superou as expectativas. O mais importante foi a motivação dos alunos e o espírito de coleguismo, pois não importava quem seria o vencedor e sim que as equipes conseguissem cumprir as provas com sucesso”, comemora.

O próximo evento de robótica do Campus União da Vitória será um campeonato previsto para ser realizado em novembro deste ano, durante o Encontro de Tecnologia de Informação de União da Vitória (Entec).

Robótica no IFPR

Com o objetivo de preparar os estudantes para competições regionais, nacionais e internacionais da área, o Instituto Federal do Paraná realiza anualmente a Olimpíada de Robótica do IFPR, que constitui-se em um espaço de apresentação, exposição e competição de protótipos robóticos desenvolvidos pelos discentes. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, por meio de sua Diretoria de Inovação (DIN).

Equipe 4Rail – Modalidade Seguidor de Linha

Equipe Titans Robot – Modalidade Resgate- Lego