Palestra sobre o mercado de bioinsumos é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

agronomia

Palestra sobre o mercado de bioinsumos é realizada no Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória realizou, na última segunda-feira (11), a palestra Mercado de Biológicos no Brasil: Conceitos e Aplicações, via plataforma Meet, proferida pelo engenheiro agrônomo e supervisor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da empresa Vittia, Vinicio Oliosi.

Na ocasião, participaram as turmas do curso de Bacharelado em Agronomia do primeiro e segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente do campus.

A utilização de bioinsumos tem crescido acentuadamente no Brasil e no mundo, demonstrando o papel destas inovações, mais sustentáveis, para o futuro da agricultura. Dentre estes produtos estão os inoculantes contendo microrganismos benéficos que favorecem o desenvolvimento das plantas por meio da fixação de nitrogênio (N), mobilização de P e K e a promoção de crescimento.

A título de exemplo, dados da ANPII (2023) apontam diversos benefícios econômicos e ambientais devido ao uso de inoculantes no Brasil. Na cultura da soja, o uso de inoculantes contendo estes microorganismos benéficos promoveu uma economia de 26,8 bilhões dólares e redução de 237 milhões de toneladas de CO2 emitidos. No milho, a economia foi de 0,56 bilhões dólares e 5,30 milhões de toneladas de CO2.

Outro grande grupo de agentes benéficos, também abordados na palestra, são aqueles voltados ao controle biológico de pragas e doenças. No controle biológico são aplicados ou liberados agentes benéficos, como exemplo, fungos, bactérias, insetos predadores e parasitoides, com o objetivo de controlar pragas e doenças na agricultura. Logo, trata-se de um processo de baixo impacto ao meio ambiente e cuja adoção tem crescido consideravelmente na agricultura brasileira. As expectativas de crescimento para esse mercado são promissoras.

Durante a palestra, além dos conteúdos técnicos, também foram discutidas, junto aos estudantes, algumas habilidades necessárias para inserção profissional nesse segmento de mercado.

“O estreitamento de parcerias com empresas privadas e a apresentação de profissionais bem-sucedidos e inseridos nestas empresas figuram como ótimas referências para o despertar de vocações nos estudantes do Campus União da Vitória. E a empresa Vittia é líder de mercado no segmento de inoculantes e também oferece uma série de inovações para o controle biológico de pragas e doenças”, ressaltou o professor de agronomia da unidade, Carlos Antonio dos Santos.