Processo Seletivo 2020 abre inscrições nesta segunda (24)
Publicado em
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFPR, que seleciona candidatos aos cursos técnicos e superiores presenciais oferecidos pela instituição. Para o próximo ano, estão disponíveis 3.693 vagas em cursos técnicos e 2.724 em cursos superiores.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto, pelo site da banca organizadora das provas, a Funtef.
Cursos no Campus União da Vitória
Para o Campus União da Vitória, estão disponíveis 80 vagas para os cursos técnicos e 80 vagas para os cursos superiores:
- 40 vagas para o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração).
- 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração).
- 40 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (3 anos de duração).
- 40 vagas para o curso de Bacharelado em Agronomia (5 anos de duração).
A novidade deste ano é o curso de Agronomia, solicitado pela comunidade e apresentado em audiências públicas, o curso terá duração de cinco anos e com aulas pela manhã.
O planejamento de abertura de cursos no IFPR é feita com base nas necessidades locais e a efetivação desse projeto deve refletir no desenvolvimento regional. São realizadas pesquisas com o possível público-alvo, em seguida as audiências públicas, que dão origem à proposta de abertura de curso, que é submetida à Pró-Reitoria de Ensino e, ao final, à aprovação no Conselho Superior (Consup).
Inscrições
As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de agosto, na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef), banca organizadoras das provas.
Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem formalizar o pedido até o dia 31 de julho de 2019. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 50.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da banca organizadora. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para realizar a inscrição.
Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar a inscrição nos campi do IFPR. As unidades estarão disponíveis para este atendimento durante todo o período de inscrições, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
Cursos Técnicos de Nível Médio
As provas para este nível de formação vão abranger 40 questões objetivas sobre conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.
Os cursos técnicos de nível médio oferecidos no Campus União da Vitória são integrados ao Ensino Médio, destinada aos candidatos que concluíram o nono ano do Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR, de forma conjunta a uma formação técnica.
Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos técnicos de nível médio podem ser conferidas no Edital 18/2019.
Cursos superiores
As provas para os cursos superiores são compostas por 50 questões objetivas e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.
Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos superiores podem ser encontradas no Edital 17/2019.
Inclusão social
Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas a inclusão social.
60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. No Anexo II dos editais 17/2019 e 18/2019 é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.
Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência;
Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência.