Professora do IFPR Campus União da Vitória participa de conferência sobre impeachment – Campus União da Vitória

Com o intuito de discutir e ouvir ideias sobre a legalidade do impeachment contra a Presidente da República, a professora de Sociologia do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Cybelle Martins de Lara Cardozo, participou da aula pública “Impeachment é Golpe?”. A conferência, promovida pelo coletivo “O Contestado contra o golpe”, foi realizada na noite de quarta-feira, 13, no auditório do Campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e teve como conferencistas os juristas Samir Mattar Assad e Igor Kaluf, o professor do curso de Filosofia da Unespar Antônio Charles Santiago Almeida, o professor de Direito da Uniguaçu João Vitor Passuelo, o presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE) Bruno Pacheco, o prefeito de União da Vitória Pedro Ivo Ilkiu e os membros do Coletivo, Nelson Pedroso e Thays Bieberbach.

O evento contou com a presença de professores, estudantes, representantes de entidades e movimentos sociais do Município e da comunidade em geral. Foram debatidos os diversos aspectos do processo de impedimento em curso no Congresso Nacional contra a Presidente da República Dilma Rousseff: as características jurídicas e políticas no contexto atual, o papel da mídia na construção da divisão ideológica em curso no País; os pontos semelhantes desse processo ao golpe de estado que deu início à ditadura civil-militar no Brasil, em 1964, e ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Segundo a professora, participar de eventos como esse, promovido por organizações do Município é uma atividade que está entre os objetivos estratégicos do Campus, de manter boa relação com a comunidade. “Conhecer as ideias defendidas pelos movimentos sociais locais, nos faz planejar ações com mais qualidade já que vão de encontro aos anseios da população local”, explica.