Projeto de Pesquisa sobre interculturalidade no ensino de línguas disponibiliza material didático confeccionado pela equipe
Publicado em
Copiado!
O Projeto de Pesquisa Abordagem Intercultural no Ensino de Línguas: pesquisa e produção de material didático para o Curso de Formação Inicial e Continuada de Inglês Intermediário, coordenado pela professora de língua inglesa, Alessandra Bender, com o auxílio do estudante Lucas Zapotoczny, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic Jr., confeccionou o material didático Intercultural Activites, que tem por objetivo promover o desenvolvimento linguístico (conhecimento de conteúdos gramaticais e lexicais) aliado ao intercultural (habilidade de compreender e de interagir com discursos de diferentes identidades sociais).
O material despertou o interesse de outros campi, que pretendem inseri-lo em seus projetos pedagógicos, bem como utilizá-lo em sala de aula.
O projeto, que está em andamento desde 2016, visa a valorizar as ações de conhecer o outro e de refletir sobre si próprio, englobando temáticas como estereótipos nacionais, o uso de estrangeirismos e os conceitos de língua, cultura e interculturalidade.
“Após enviarmos o material para os docentes de inglês do IFPR, obtivemos vários retornos positivos, dentre eles o interesse da professora Lediane Manfé de Souza, do Campus Cascavel, em utilizar o material na bibliografia dos cursos de ensino médio. Recebemos com surpresa e alegria tal interesse, pois nem eu nem o Lucas esperávamos tamanha aceitação! Acreditamos que a presença dessas atividades interculturais nas salas de aula do IFPR irá colaborar para a formação de uma atitude solidária e aberta ao diálogo entre culturas — atitude tão necessária nos dias de hoje” declara Bender.