Projeto do Campus União da Vitória é publicado em artigo da revista Educação: Teoria e Prática – Campus União da Vitória

projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa do Campus União da Vitória, Cartografias Culturais da Pandemia: uma análise das representações e práticas espaciais dos alunos do IFPR – União da Vitória foi publicado em um artigo da revista Educação: Teoria e Prática, vinculada à UNESP – Rio Claro, na edição v. 33, n.66/2023.

A pesquisa foi desenvolvida pelos professores da unidade, Thiago Calandro, de Geografia, e Marcelo Amaral, de Língua Portuguesa, e pela estudante bolsista, Gabriela Sena da Silva, tendo objetivo de identificar e discutir as representações espaciais de práticas e discursos de 20 alunos do terceiro ano dos cursos técnicos em Informática e em Meio Ambiente Integrados ao Ensino Médio do Campus União da Vitória em lugares comuns a partir do contexto da pandemia de Covid-19.

De acordo com Calandro, a publicação do artigo é de suma importância, pois esse trabalho apontou para uma mudança muito radical na vida cotidiana.

“O que aconteceu é que a pandemia chegou como algo muito incisivo e prescritivo, não deixando muitos pontos de apoio para uma percepção de mundo estável. Dessa maneira, a desestabilização da compreensão de mundo promovida pela pandemia afetou a identidade narrativa dos alunos, deixando-os sem um ponto de apoio por meio do qual narrar e agir e, também, com uma alteração da percepção de tempo que, para nós, está relacionada com a desestabilização da compreensão de mundo, como as restrições ocasionadas pelo contexto pandêmico e as práticas pouco satisfatórias”, declarou Calandro.

O artigo completo está disponível no link.