Primeira reunião do Projeto Pinhão do Paraná é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

projeto pinhão

Primeira reunião do Projeto Pinhão do Paraná é realizada no Campus União da Vitória

Publicado em

Copiado!

Foi realizada no Campus União da Vitória, no dia 14 de março, a reunião do Projeto Pinhão do Paraná que está concentrando esforços para impulsionar a produção sustentável do pinhão, reconhecendo sua importância econômica e cultural.

O encontro contou com a presença do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu, Secretaria da Agricultura de União da Vitória e Cruz Machado, Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente de General Carneiro, Casa Familiar Rural de União da Vitória, Colégio Agrícola de Cruz Machado, Associação Sabores do Campo e Associação INDUBRA, ambas de General Carneiro e a Cooperativa Agroecologia Vale do Iguaçu, que debateram sobre formas para estimular produtores a preservar a Araucária, árvore de grande importância para todo a região Sul do país, mas que está ameaçada de extinção.

De acordo com o professor de Agronomia do campus, Carlos Kosera, o projeto busca conscientizar a população e qualificar os envolvidos na propagação e enxertia da araucária, antecipando assim a produção de pinhões em vários anos, viabilizando economicamente a preservação das espécies.

“Cabe destacar que esta foi a primeira reunião do grupo e percebeu-se o comprometimento dos presentes em abraçar a proposta, formando assim um grupo coeso, animado e compromissado.
Para 2024, as expectativas são altas, com a criação de nove unidades de referência, dois pomares de matriz, consórcio com a erva mate, máquina para processamento de pinhão, entre outras iniciativas”, declarou Carlos.

As ações previstas pelo projeto visam, não apenas impulsionar a produção do pinhão, mas também promover seu uso na alimentação escolar e em instituições, além de estabelecer parcerias estratégicas para ampliar seu mercado.

Topo