Projetos do IFPR podem compor programação da SBPC Jovem – Campus União da Vitória

eventos externos

Projetos do IFPR podem compor programação da SBPC Jovem

Foi publicada nesta quarta (12) a chamada interna que seleciona propostas de atividades do IFPR para apresentação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A reunião será sediada em Curitiba pela Universidade Federal do Paraná, entre os dias 23 e 29 de julho.

As propostas selecionadas pela chamada vão compor a proposta institucional do IFPR para apresentação na SBPC Jovem, parte da programação da 75ª Reunião da SBPC que visa promover a divulgação científica e tecnológica de maneira diversa e inclusiva, de modo a contribuir com o processo de formação e aprendizado das crianças, adolescentes e jovens que participarem do evento.

Os interessados poderão encaminhar propostas que se enquadrem nas seguintes categorias: Exposição Interativa, Oficina, Roda de Conversa e Apresentação.

Dentre as atividades, poderão ser incluídas também a apresentação de protótipos, maquetes, produtos educacionais, jogos didáticos, atividades artístico-culturais de cunho científico, entre outros, desde que atendam aos objetivos da chamada.

As inscrições deverão ser realizadas em formulário online até o dia 03 de maio de 2023. A divulgação do resultado provisório será realizada no dia 04 de maio de 2023, por meio da página da Proeppi.

Sobre a 75ª reunião da SBPC

A 75ª SBPC será realizada entre os dias 23 e 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como tema: “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Considerado o maior evento científico da América Latina, tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da rede de educação básica (fundamental e médio), profissionais diversos e cidadãos em geral, interessados em conhecer e discutir os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos científicos, debater as políticas de CT&I e propor metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil.

Como parte do evento, desde 1993 ocorre a SBPC Jovem, cujas atividades são destinadas a estudantes e professores da educação básica (fundamental, médio e técnico), e às pessoas amigas da ciência, com atrações para todas as idades. O objetivo é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e com quem o produz, para despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.