Segunda Semana do Tradicionalismo é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

NAC

Segunda Semana do Tradicionalismo é realizada no Campus União da Vitória

Organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura – NAC, a Segunda Semana do Tradicionalismo do IFPR foi realizada no Campus União da Vitória, nos dias 21 e 22 de setembro.

A abertura do evento ocorreu na manhã da quinta-feira (21) e contou com uma apresentação de dança tradicional gaúcha, chula e gaita, organizadas pela 17ª Região Tradicionalista. Logo após iniciou a Oficina de Chimarrão, ministrada pela primeira prenda, Kayane Alebrante , que explicou os mandamentos do Chimarrão, sua origem e ensinou aos estudantes como preparar a bebida.

O evento trouxe, também, o Concurso de Desenho de Vestido Tradicional, organizado pela primeira prenda veterana, Luana Klein. O resultado do concurso premiou com o primeiro lugar a estudante do segundo ano Técnico em Informática, Eduarda Machado; o segundo Lugar ficou com as estudantes do curso Técnico em Informática, Bárbara  Masiero dos Santos e Giovana Alvarenga de Morais; enquanto o terceiro lugar foi entregue a estudante do segundo lugar do curso Técnico em Informática, Laura Graeff Correia.

A tarde de quinta-feira foi marcada pela oficinal Cultural a Cavalo, ministrada pelo primeiro peão veterano do MTG-PR, Claudinei Plasse, que realizou uma apresentação sobre cavalos, sua importância, cuidados, aspectos morfológicos e participação em esportes. A palestra finalizou com uma explicação sobre a preparação da montaria e passeios a cavalo para os estudantes interessados.

O professor de informática do campus, Deividson Okopnik, ofertou aulas de valsa e vaneira a cinco turmas da instituição, apresentando a introdução aos ritmos, ensaio dos passos e dança.

“Estamos muito felizes com o resultado do evento. Acredito que ele atingiu o objetivo proposto, além de, por meio das conversas e interações ocorridas em meio às oficinas, ter gerado outras possibilidades para a Terceira Semana do Tradicionalismo com atividades que envolverão de uma melhor forma a comunidade externa”, avaliou a coordenadora do NAC, Giciélen Retcheski.

A Semana do Tradicionalismo do IFPR faz parte das comemorações pelo Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, e tem como objetivo ressaltar a história do povo gaúcho e compartilhar experiências e saberes dessa tradição. A intenção do NAC é que o evento ocorra anualmente.