Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada dos dias 21 a 27 de agosto – Campus União da Vitória

cnapne

Diego e Eliana realizando atividades no espaço de Atendimento Educacional Especializado

Entre os dias 21 e 27 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 com o objetivo de desenvolver conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação.

O Campus União da Vitória realiza o acompanhamento, por meio da Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Cnapne, do estudante do primeiro ano do curso Técnico em Informática, Diego Ramos, que possui deficiência múltipla e que ingressou na instituição por meio das cotas para Pessoa com Deficiência..

Diego, teve que enfrentar muitos desafios ao longo de sua trajetória para cuidar de sua saúde física, hoje com seus 15 anos, e comemora constantemente sua aprovação no Processo Seletivo e o ingresso no IFPR.

“Eu queria estudar no IF desde a inauguração, o estudo é bom, os professores são bons e atenciosos, fiz bastante amigos, quero ser engenheiro civil”, relata Diego.

A Cnapne tem o espaço do AEE – Atendimento Educacional Especializado organizado para o atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas, dentre estas a deficiência múltipla, mediante suas especificidades e respeitando as áreas de interesse do estudante.

Para a professora de educação especial da unidade e coordenadora da Cnapne, Eliana Bastos, Diego tem apresentado muita desenvoltura neste ano letivo no seu desenvolvimento acadêmico e tem demonstrado autonomia mediante as adaptações curriculares propostas pelos professores em todos os componentes curriculares.

Eliana conta ainda que a equipe da Cnapne está sempre atenta ao apoio que é necessário ser dispensado ao estudante em seu cotidiano acadêmico, trabalhando sempre em prol do bem-estar do adolescente principalmente nos dias em que este precisa permanecer no período integral no campus.

“A construção da educação inclusiva com o Diego tem sido harmônica, aprendemos em todo o tempo com este ser humano singular que nos enche de alegria com sua linda história de vida”, finaliza Eliana.