Trabalhos do Projeto Integrador são avaliados no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Trabalhos do Projeto Integrador são avaliados no Campus União da Vitória

Nesta quarta-feira, 13, e quinta-feira, 14, acontecem as bancas examinadoras do Projeto Integrador dos alunos do segundo e terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que avaliarão os trabalhos realizados pelos estudantes durante o ano letivo, dentro da proposta do Projeto.

A disciplina de Projeto Integrador tem como objetivo possibilitar uma visão mais ampla do mundo da informática, levando os estudantes a utilizar o conhecimento que adquiriram nas diversas matérias do curso em um único trabalho. O projeto interdisciplinar é realizado em contraturno, com carga horária definida. Os estudantes montam a proposta de trabalho e com auxílio do professor orientador desenvolvem o projeto ao longo do ano letivo.

De acordo com o professor de Ciência da Computação, Deividson Luiz Okopnik, o projeto ajuda os estudantes a enxergarem de forma prática os conteúdos estudados durante o curso. “O projeto integrador permite uma interdisciplinariedade maior, levando os alunos a solucionar problemas do dia a dia das pessoas ou das empresas, utilizando o conjunto do conhecimento que recebem nas aulas”, avalia.

Os trabalhos possuem temas variados, como uma caixa de remédio automatizada, que avisa a pessoa na hora certa de tomar seu remédio, um dispositivo que permite a monitoria do nível do rio Iguaçu e avisa pelo celular as possíveis mudanças, uma cafeteira automatizada que pode ser programada para funcionar em horários específicos, um aplicativo para celular com informações nutricionais, entre outros.

O estudante do segundo ano, João Vitor Lino Bugenski, também cita a interdisciplinariedade como um dos pontos altos do Projeto. “O trabalho que desenvolvi é sobre o impacto da tecnologia na infância, e tem relação direta com as disciplinas de tecnologia da informação, mas também envolve a disciplina de biologia, enquanto estudamos o efeito que a exposição à tecnologia durante a infância pode desencadear na vida adulta, e a de sociologia, pois realizamos uma pesquisa sobre o assunto com pessoas de diferentes faixas etárias. O Projeto Integrador nos permite isso, unir essas matérias no mesmo trabalho”, explica.

“Acredito que outro ponto positivo do Projeto Integrador é a aproximação que cria entre o aluno e o IFPR, pois parte da carga horária destinada ao projeto precisa ser feita no campus, e com isso estreitamos o relacionamento com a escola”, acrescenta João.

A disciplina está prevista no Projeto Pedagógico do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e é uma das formas de organizar o trabalho escolar, levando os alunos à busca do conhecimento a partir do aprofundamento dos estudos, do diálogo entre diferentes áreas de conhecimentos e do desenvolvimento de atitudes investigativas.