V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado será realizado dos dias 23 a 26 de outubro – Campus União da Vitória

parcerias

Com organização do Campus União da Vitória do IFPR e da Unespar, será realizado, dos dias 23 a 26 de outubro, o V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado, com o tema 110 anos da Guerra Insepulta do Brasil – Dos “Mandamentos da Natureza” da sociedade sertanejo-cabocla, a relação espaço-tempo na Geografia.

O evento contará com exposição artística, palestra, mesa-redonda e apresentação de trabalhos.

A abertura do congresso, marcada para às 16h da quarta-feira (23), será realizada na inauguração da exposição Contestado, 110 anos do massacre insepulto: frações e imagens do sertão caboclo, no Campus União da Vitória, e trará fotografias de autoria da professora da Unespar, Diane Daniela Gemelli, e objetos sobre a Guerra do Contestado organizados pelo professor da Universidade Estadual de Londrina, Nilson Cesar Fraga.

Os estudantes da unidade também participarão do evento realizando a apresentação de trabalhos.

A inscrição no evento é gratuita e pode ser realizada clicando no link.

Confira abaixo a programação completa:

Quarta-feira – 23 de outubro

16h – Inauguração da exposição: Contestado, 110 anos do massacre insepulto: frações e imagens do sertão caboclo

Local: no Campus União da Vitória do IFPR

19h – Abertura Oficial do V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado e da XXXI Semana do Meio Ambiente

19h30 – Conferência: com o padre, Valmir Pasa. O Ethos Caboclo do Contestado

Local: Auditório da Unespar

20h – Conferência: com o professor da Universidade Estadual de Londrina, Nilson Cesar Fraga, Por uma Arqueogeografia brasileira: a possibilidade de análise profunda do território a partir da Guerra do Contestado.

Lançamento dos livros: Contestado, redes no geográfico, 2ª edição; Contestado, cidades, reflexos e coisificações geográficas, 2ª edição, Contestado em Guerra, 2ª edição; Contestado, o território silenciado, 3ª edição, de autoria do conferencista

21h30 – Confraternização Cabocla – um reduto saberes e sabores do Contestado

Quinta-feira – 24 de outubro

9h – Dialogando sobre os “Mandamentos da Natureza” do Monge João Maria enquanto formador do ethos e da cultura cabocla, com estudantes do ensino Técnico em Meio Ambiente e com o professor da Universidade Estadual de Londrina, Nilson Cesar Fraga.

Local: IFPR

14h às 18h – Lentes que espelham o Contestado: Contribuições Científicas

Local: Unespar

20h – Pré-estreia do documentário: Luta da Erva, da Plural Filmes – Cineasta Marcia Paraiso, 2023, 80 min.

Local: Cine Gracher de Porto União.

Sexta-feira – 25 de outubro

14h às 18h – Lentes que espelham o Contestado: Contribuições Científicas

Local: Unespar

19h – Mesa redonda de Encerramento: “Você tem sede de que?” – Natureza, Fome e Fé. Palestrantes: professora de geografia da Unespar, Diane Daniela Gemelli, professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Vanessa Maria Ludka, e professora da Unespar, Alcimara Aparecida Foetsch.

Sábado – 26 de outubro

6h às 16h – Trabalho de Campo: Percorrendo e refletindo a Guerra do Contestado no Coração do Contestado, município de Lebon Régis – Crematório de Cadáveres de Perdizinhas, Serra da Boa Esperança, Pouso de São João Maria, Cemitério e Cepo da Igreja incendiada por bombardeio.

Visitação guiada da exposição por estudantes da Rede de Ensino de União da Vitória, Porto União e Região, nas tardes de 23, 24 e 25 de outubro de 2024, no Instituto Federal do Paraná, de União da Vitória.