V Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais será realizado de quarta (10) a sexta-feira (12) – Instituto Federal do Paraná

Arte e Cultura

A imagem traz um resumo das informações contidas no texto da matéria.
A programação completa está disponível no site www.even3.com.br/venpaif

Com o tema “Em casa, na sala, na rede: poéticas de acolhimento”, será realizado de quarta (10) a sexta-feira (12), de maneira remota, o V Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais.

O encontro tem o objetivo de abrir caminhos de reflexão sobre os modos de ensinar e aprender arte na Rede Federal por meios digitais, promovendo diálogos sobre as recentes implementações de políticas públicas para a educação e suas implicações nos currículos e na formação/atuação dos professores de Arte no âmbito dos institutos federais e demais instituições da carreira EBTT.

A programação do dia 10 de novembro contará com a mesa de abertura “O contexto atual da educação e a Arte na Rede”, com os professores convidados Adilson de Araújo (IFB) e Júlio Vann (IFG). Haverá também oficinas de Arte Visuais, Dança e Música, respectivamente com os professores Jadilson Pimentel (IFBA), Juliana Passos (IFB), Artur Albuquerque, Luciana Limeira e Priscila Gomes (IFRN) e sessões de comunicação oral das áreas temáticas de Pesquisa em Arte e Extensão em Arte. E por fim, ocorrerá a abertura da Mostra Artística Virtual com exposição de produções visuais, audiovisuais e videoperformances.

No dia 11 de novembro a programação se inicia com Reunião da ANPAIF, para apresentação das ações desenvolvidas entre 2020 e 2021, com a presença da diretoria e sócios. Haverá também oficinas de Artes Visuais, Dança e Audiovisual, respectivamente com as professoras Juliana Mülling (IFRS), Mirza Ferreira (IFSP) e Jefferson Araújo (IFPR), com participação da DesCompanhia de Dança e Sessões de Comunicação Oral das áreas temáticas de Ensino de Arte e Pesquisa em Arte. À noite, terá uma mesa-redonda com o tema “O futuro da Arte na Rede” com as professoras convidadas Ana Mendes – IFB, Carla amaral – IFSul, Lourdes Macena – IFCE e Samira Delgado – IFRN.

No último dia do evento, haverá uma roda de conversa intitulada “Café com prosa” com Jefferson Araújo (IFPR), Luciana Lima (IFSP) e Maria José Oliveira (IFAL) e sessões de comunicação oral das áreas temáticas Extensão em Arte e Ensino de Arte. Encerrando a programação, será realizada a plenária final, com apresentação das pautas das plenárias dos encontros regionais e encaminhamentos do encontro, bem como a festa de encerramento.

Sobre o encontro

O Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF) visa ao compartilhamento de experiências pedagógicas, ações de extensão e pesquisa desenvolvidas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, relacionadas às áreas de conhecimento da Arte. Com o objetivo de refletir e empreender ações sobre a atuação dos professores de Arte na Educação Profissional, lança-se o desafio do compartilhamento de pesquisas, ações de ensino, de formação e de extensão, por meio de comunicações orais, oficinas e apresentação de obras na Galeria Virtual.

No I ENPAIF, realizado na cidade de São Paulo/SP em 2016, o objetivo foi conhecer as várias identidades que compõem os Campi da Rede Federal. O II ENPAIF, em 2017, ocorreu em Itumbiara/GO, com o tema “Ética e Poética de Resistência”. No ano de 2018, em Brasília/DF, o III ENPAIF visou ao aprofundamento nos debates da BNCC e seus efeitos na Rede Federal. O IV ENPAIF, ocorrido em Curitiba/PR em 2019, com o tema “Políticas e percursos para o campo da Arte nos Institutos Federais”, promoveu espaços de discussão e diálogo sobre as políticas e os caminhos do campo da Arte nos IFs.

Programação e inscrições

A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.even3.com.br/venpaif

Informações: Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ANPAIF)