Processo nº 23411.005945/2020-33
ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR
Processo Administrativo nº 23411.005945/2020-33
Contratação eventual de empresa para serviço de telefonia IP
INTRODUÇÃO |
O Estudo Técnico Preliminar tem por objetivo identificar e analisar os cenários para o atendimento da demanda que consta no Documento de Oficialização da Demanda, bem como demonstrar a viabilidade técnica e econômica das soluções identificadas, fornecendo as informações necessárias para subsidiar o respectivo processo de contratação. Referência: Art. 11 da IN SGD/ME nº 1/2019. |
1 – DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES E REQUISITOS |
|
Identificação das necessidades de negócio |
|
1 |
PDI - ITEM 7.2 - PDTIC OE1 - Melhorar e ampliar os canais de colaboração e comunicação |
2 |
PDI - ITEM 7.2 - PDTIC OE3 - Disponibilizar serviços, sistemas e recursos de tecnologia da informação que atendam as demandas da comunidade interna e externa e facilitar e disseminar seu uso e acesso; |
Identificação das necessidades tecnológicas |
|
1 |
Utilizar a tecnologia IP |
2 |
Utilizar link dedicado para tráfego de comunicações até o IFPR |
3 |
Custo do Ramal deverá ser fixo por mês não havendo cobrança de minutagem de ligação, em ligações locais, interurbanos e para celular, exceto para ligações DDI quantificadas no termo de referência. |
4 |
A solução deverá contemplar os aparelhos telefônicos necessários incluindo sua instalação, configuração e suporte durante toda a vigência do contrato |
5 |
A solução deverá utilizar PABX virtual. |
6 |
A solução deverá suportar VLAN e trafegar em VLAN separada da rede de dados do IFPR. |
7 |
A solução deverá fornecer canal de atendimento via telefone e/ou plataforma on-line de abertura de chamados, |
8 |
Deverá possuir plataforma online para controle de configurações e monitoramento de uso e emissão de relatórios. |
Demais requisitos necessários e suficientes à escolha da solução de TIC |
|
1 |
Desvio incondicional de chamadas |
2 |
Desvio de chamadas em caso de ocupado |
3 |
Desvio de chamada em não atendimento |
4 |
Conferências com pelo menos três Ramais. |
5 |
Log de Chamadas |
6 |
Possibilitar captura de chamadas de outro ramal |
7 |
Bloqueio / Desbloqueio de chamadas realizadas |
8 |
Discagem do último número |
9 |
Bloqueio / Desbloqueio de chamadas recebidas |
10 |
Apresentação do número de origem |
11 |
Apresentação do nome do Originador |
12 |
Restrição do número de Origem |
13 |
Aviso de chamada em espera |
14 |
Transferência de chamada |
15 |
Retorno de chamada |
16 |
Desvio de chamada quando indisponível |
2 – ESTIMATIVA DA DEMANDA – QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS |
Serviram de base para a definição do escopo da presente contratação, a demanda inicial contida no Documento de Oficialização de Demanda da área requisitante (N. SEI 0747832), a pesquisa interna realizada pela equipe de planejamento que ouviu os gestores refinando as necessidades de cada Campus e as diversas reuniões com fornecedores que nos apresentaram as mais variadas opções para as necessidades apresentadas.
Como resultado do estudo dessas demandas e necessidades, e tendo em vista a escolha pela contratação como serviço - detalhada no item 3 ("Análise de soluções") - chegamos à seguinte lista de itens que atenderiam à necessidade exposta anteriormente:
UNIDADE DO IFPR |
DFD SEI N. |
ENDEREÇO |
QTDE RAMAIS ATIVAÇÃO IMEDIATA |
QTDE RAMAIS EXTRAS |
TOTAL RAMAIS |
Reitoria - VO |
1017192 |
Rua Emilio Bertolini, nº 54, Cajuru Curitiba – PR – Brasil CEP 82920-030 |
46 |
44 |
90 |
Reitoria - ASA |
1017192 |
Rua Voluntários da Pátria, 475 – 20º andar – Sala 2006 – Ed. Asa – Centro - Curitiba- PR - CEP 80.020-000 |
20 |
20 |
40 |
Campus Ivaiporã |
1028147 |
PR 466 – Gleba Pindaúva, Secção C, Parte 2 – Caixa Postal 138 – Ivaiporã/PR |
11 |
9 |
20 |
Campus Umuarama |
1028236 |
Rodovia PR 323, KM 310 – Parque Industrial – Umuarama PR CEP 87507-014 |
14 |
4 |
18 |
Campus União da Vitória |
1028802 |
Av. Paula Freitas, 2800, Bairro São Braz – CEP 84603-264 – União da Vitória – PR |
13 |
2 |
15 |
Campus Capanema |
1029339 |
Rua Cariris nº 750 Bairro Santa Bárbara – CEP 85760-000 Capanema PR |
8 |
|
8 |
Campus Avançado Quedas do Iguaçu |
1031022 |
Rua Marginal Imbirama, nº 300 – Saída Linha Tapuí - CEP 85.460-000 |
7 |
1 |
8 |
Campus Campo Largo |
1032732 |
Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene - CEP 83.607-140 |
15 |
3 |
18 |
Campus Irati |
1034392 |
Rua Pedro Koppe, 100 – Vila Matilde - CEP 84.500-000 |
6 |
6 |
12 |
Campus Colombo |
1034562 |
Rua Antonio Chemin, 28, São Gabriel - CEP 83.403-515 |
8 |
2 |
10 |
Campus Curitiba |
1034693 |
R. João Negrão, 1285 – Rebouças - CEP 80.230-150 |
39 |
10 |
49 |
Campus Barracão |
1035161 |
Rodovia BR 163, nº 2115 - Parque Industrial - CEP 85.700-000 |
7 |
1 |
8 |
Campus Pitanga |
1036654 |
Rua José de Alencar, 1.080 – Vila Planalto - CEP 85.200-000 |
10 |
5 |
15 |
Campus Coronel Vivida |
1038514 |
PR 562, Flor da Serra - CEP 85.550-000 |
4 |
4 |
8 |
Reitoria - HORTO |
1039398 |
Av. Sen. Salgado Filho, 1200 – Guabirotuba - CEP 81.510-000 |
21 |
10 |
31 |
Reitoria - JD AMERICAS |
1039398 |
R. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81520-260 |
2 |
|
2 |
Campus Paranaguá |
1039479 |
Rua Antonio Carlos Rodrigues, n.º 453 – Porto Seguro - CEP 83.215-750 |
4 |
11 |
15 |
Campus Jaguariaíva |
1039509 |
Av. Eloa Martins Passos Felix – Rod. 151 Km 213,7 - CEP 84.200-000 |
9 |
3 |
12 |
Campus Pinhais |
1040153 |
Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, 1575 Jardim Amélia - CEP 83.330-200 |
6 |
2 |
8 |
Campus Palmas |
1049800 |
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto S/N, Trevo da Codapar - CEP 85.555-000 |
49 |
6 |
55 |
Campus Jacarezinho |
1208062 |
Avenida Dr. Tito nº: 801 – Jardim Panorama | CEP 86.400-000 |
11 |
13 |
24 |
Campus Foz do Iguaçu |
1226123 |
Avenida Araucária, 780, Bairro Vila A – CEP: 85860-000 |
16 |
02 |
18 |
TOTAL GERAL |
|
|
326 |
158 |
484 |
3 – ANÁLISE DE SOLUÇÕES |
Neste ETP, a equipe de planejamento analisou dois cenários possíveis: o aproveitamento dos equipamentos já existentes na instituição e a substituição completa dos mesmos.
Do ponto de vista técnico, as principais opções seriam uma solução híbrida, aproveitando os ramais analógicos existentes (VOIP), ou uma solução totalmente em Telefonia IP. Dada a atual situação de sucateamento do parque instalado de terminais telefônicos, considerou-se ineficiente optar por uma solução mais complexa de modo a tentar aproveitar estes itens. Além disso, durante a fase de planejamento viabilizou-se a substituição de grande parte dos terminais IP inicialmente necessários, por headsets, o que contribui para a redução de custos de uma solução totalmente IP.
Partiu-se, então, para a uma solução IP, independente dos atuais terminais e centrais telefônicas existentes. A implantação dessa nova tecnologia terá por resultado modernização do serviço, que além de colocar a instituição mais em dia como o atual estágio tecnológico vigente, permitirá usufruir de imediato de todas as vantagens desta tecnologia, como a racionalização da infraestrutura (aproveitamento de um cabeamento único), melhoria de qualidade de chamadas, integração com várias mídias (chat, video, voz), entre outras melhorias.
3.1 – IDENTIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES
|
|
1 |
Aquisição e instalação de telefonia IP própria |
2 |
Contratação de serviço de telefonia em nuvem |
3 |
Aquisição e instalação de telefonia analógica convencional |
3.2 – ANÁLISE COMPARATIVA DE SOLUÇÕES
Do ponto de vista comercial, a equipe de planejamento se defrontou com a opção por 3 modalidades: a aquisição de solução própria de telefonia IP, contratação de serviço de telefonia em nuvem e a aquisição de telefonia analógica convencional. O item a seguir faz uma comparação entre estas opções.
Solução 1 (Aquisição e instalação de telefonia IP própria):
Prós:
Custo total menor que a solução em nuvem
Segurança de disponibilidade pela posse dos ativos
Solução mais comumente usada pelo mercado
Contras:
Dificuldade de expansão dos serviços (quantidade de linhas, etc)
Risco da infraestrutura local, diminuindo a disponibilidade e segurança
Atualizações apenas durante o prazo de garantia e vigência do contrato
Dificuldade e custo no desfazimento dos bens materiais associados à aquisição
Dificuldade para atualização tecnológica do legado após o prazo do contrato
Com a hospedagem local e propriedade dos equipamentos, requer interação do IFPR na administração do serviço
Equipe de infra de TI reduzida, para participar de treinamentos e administração no dia a dia. Não há equipe própria para administração 24x7
Risco de defasagem tecnológica
Solução 2 (Serviço de telefonia em nuvem):
Prós:
Atendimento à recomendação da IN 01/2019, que instrui taxativamente a migração para soluções de nuvem
Coerência com a política global de TIC do IFPR, que está migrando todo o datacenter para nuvem, em alinhamento não apenas com a orientação da IN 01/2019 citada anteriormente como também à tendência de mercado
Maior flexibilidade para aumento de linhas e recursos
Independência dos riscos associados à hospedagem local no IFPR
Não há necessidade de interagir na administração direta do serviço, apenas controlar SLAs
Maior flexibilidade para a evolução tecnológica do IFPR diante do cenário extremamente volátil das telecomunicações
Contras:
Custo relativamente maior (se considerada a média)
Ainda não é uma solução muito difundida na Administração Pública, apesar de já haver casos de sucesso.
Risco de quebra da empresa prestadora, trazendo risco de interrupção parcial do serviço (resta o nível de sobrevivência)
Solução 3 (Aquisição e instalação de telefonia analógica convencional):
Prós:
Custo relativamente menor (se considerada a média)
Segurança de disponibilidade pela posse dos ativos
Solução mais comumente usada pelo mercado
Contras:
Necessidade de manutenção periódica da infraestrutura de telefonia local
Solução defasada tecnologicamente, o que pode incorrer em interrupção do serviço devido à necessidade de evolução
Custos conforme a demanda e gastos com interurbanos
Dificuldade para atualização tecnológica do legado após o prazo do contrato
Risco da infraestrutura local, diminuindo a disponibilidade e segurança
Requisito |
Solução |
Sim |
Não |
Não se Aplica |
A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Administração Pública? |
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Custo fixo por ramal, sem cobrança de minutagem para ligações locais e interurbanas e para celular |
Solução 1 |
|
X |
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
|
X |
|
|
Desvio incondicional de chamadas
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Desvio de chamadas em caso de ocupado
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Desvio de chamada em não atendimento
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Conferências com pelo menos três Ramais.
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Log de Chamadas
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Possibilitar captura de chamadas de outro ramal
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Bloqueio / Desbloqueio de chamadas realizadas
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Discagem do último número
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Bloqueio / Desbloqueio de chamadas recebidas
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Apresentação do número de origem
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Apresentação do nome do Originador
|
Solução 1 |
|
X |
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
|
X |
|
|
Restrição do número de Origem
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Aviso de chamada em espera
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Transferência de chamada
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Retorno de chamada
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
Desvio de chamada quando indisponível
|
Solução 1 |
X |
|
|
Solução 2 |
X |
|
|
|
Solução 3 |
X |
|
|
|
A Solução é aderente às políticas, premissas e especificações técnicas definidas pelos Padrões de governo ePing, eMag, ePWG? |
Solução 1 |
|
|
X |
Solução 2 |
|
|
X |
|
Solução 3 |
|
|
X |
|
A Solução é aderente às regulamentações da ICP-Brasil? (quando houver necessidade de certificação digital) |
Solução 1 |
|
|
X |
Solução 2 |
|
|
X |
|
Solução 3 |
|
|
X |
|
A Solução é aderente às orientações, premissas e especificações técnicas e funcionais do e-ARQ Brasil? (quando o objetivo da solução abranger documentos arquivísticos) |
Solução 1 |
|
|
X |
Solução 2 |
|
|
X |
|
Solução 3 |
|
|
X |
4 – REGISTRO DE SOLUÇÕES CONSIDERADAS INVIÁVEIS |
Consideramos a Solução 1 (aquisição de telefonia IP própria) inviável, pois esta solução exige compra de equipamentos de infraestrutura, indo contra a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019, na qual em seu item 4.1 de seu anexo é recomendada a migração para serviços de infraestrutura baseados em nuvem. Além disso, ao terminar a vigência do contrato, encerra-se o suporte e garantia dos equipamentos, gerando custos adicionais para manutenção. Soma-se a isto custos de treinamento para a equipe de TIC implementar a solução.
5 – ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS (TCO) |
5.1 – CÁLCULO DOS CUSTOS TOTAIS DE PROPRIEDADE
Solução Viável 1 (Solução 2 - Serviço de telefonia em nuvem) |
||||||||||||||||||
Custo Total de Propriedade – Memória de Cálculo |
||||||||||||||||||
Custo baseado no documento SEI 0663716 e usando a volumetria do documento 0043195
|
Solução Viável 2 (Solução 3 - Serviço de telefonia analógica convencional) |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Custo Total de Propriedade – Memória de Cálculo |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Custo baseado no documento SEI 1269953 e usando a volumetria do documento 0043195
|
5.2 – MAPA COMPARATIVO DOS CÁLCULOS TOTAIS DE PROPRIEDADE (TCO)
Descrição da solução |
Estimativa de TCO ao longo dos anos |
Total |
||||
Ano 1 |
Ano 2 |
Ano 3 |
Ano 4 |
Ano 5 |
||
Solução Viável 1 |
R$ 91.079,20 |
R$ 89.779,20 |
R$ 89.779,20 |
R$ 89.779,20 |
R$ 89.779,20 |
R$ 450.196,00 |
Solução Viável 2 |
R$ 115.310,76 |
R$ 113.362,00 |
R$ 113.362,00 |
R$ 113.362,00 |
R$ 113.362,00 |
R$ 568.758,76 |
6 – DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TIC A SER CONTRATADA |
Considerando as opções apresentadas acima, esta comissão optou pela adoção da solução 1 - serviço de telefonia em nuvem como a melhor alternativa para o IFPR. Dentre os aspectos considerados pela comissão, estão o valor apontado no mapa comparativo de preços, onde a opção de telefonia em nuvem se apresenta mais vantajoso ao de telefonia convencional e também, considerando que nesta modalidade de contratação de serviço de telefonia em nuvem, a empresa contratada deverá fornecer todos os equipamentos, como PABX Virtual, telefones IP, serviço de manutenção preventiva e corretiva, ficando a cargo do IFPR apenas a gestão da rede lógica (cabeamento) para interligar os serviços. No caso da solução 2, além de valor estimado mais caro, o IFPR também precisará arcar com custos adicionais de aquisição de PABX para todas as unidades, aparelhos telefônicos e ser responsável por toda a manutenção preventiva e corretiva.
Ainda fazendo-se valer de estudos técnicos feitos em ambiente acadêmico, o artigo científico intitulado “VOIP (VOZ SOBRE IP): VANTAGENS EM RELAÇÃO A TELEFONIA CONVENCIONAL NO BRASIL”, publicado em 2017 pela UTFPR (http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13200), é seguro em mostrar a vantagem da telefonia IP em comparação à telefonia convencional, com ganhos em principalmente relacionados ao custo da ligação, ainda mais ao se pensar em um cenário como o do IFPR, onde a quantidade de terminais telefônicos é elevado.
Desta forma, a solução de TIC a ser contratada deve ser a de Serviço de Telefonia IP baseada em Nuvem. Seguindo esta lógica, o serviço a ser contratado deve ter a seguinte composição estrutural, de acordo com os requisitos deste estudo:
Lote | CATSER | Item | Descrição | Métrica |
1 | 27421 | 1 | Solução de PABX Virtual em Nuvem | Unidade |
1.1 | Desvio incondicional de chamadas | Funcionalidade | ||
1.2 | Desvio de chamadas em caso de ocupado | Funcionalidade | ||
1.3 | Desvio de chamadas em não-atendimento | Funcionalidade | ||
1.4 | Desvio de chamadas quando indisponível | Funcionalidade | ||
1.5 | Retorno de chamada | Funcionalidade | ||
1.6 | Transferência de chamada | Funcionalidade | ||
1.7 | Aviso de chamada em espera | Funcionalidade | ||
1.8 | Restrição do número de origem | Funcionalidade | ||
1.9 | Apresentação do nome do originador | Funcionalidade | ||
1.10 | Discagem do último número | Funcionalidade | ||
1.11 | Log de chamadas | Funcionalidade | ||
1.12 | Conferência com pelo menos três ramais | Funcionalidade | ||
1.13 | Captura de chamadas de outro ramal | Funcionalidade | ||
1.14 | Bloqueio/desbloqueio de chamadas recebidas | Funcionalidade | ||
1.15 | Bloqueio/desbloqueio de chamadas realizadas | Funcionalidade | ||
2 | Elemento Roteador SIP na Localidade | Unidade | ||
3 | Telefones IP homologados para funcionar com a solução de PABX Virtual em Nuvem | Unidade | ||
3.1 | Compatibilidade com VLAN de Voz e VLAN de Dados | Funcionalidade | ||
3.2 | Deverá possuir 2 portas Gigabit Ethernet | Funcionalidade | ||
3.3 | Deverá vir com fonte de alimentação | Funcionalidade | ||
3.4 | Deverá ter suporte a Power Over Ethernet | Funcionalidade | ||
3.5 | Suporte a IPv6 | Funcionalidade | ||
4 | Infra estrutura de Telefonia em Nuvem | Unidade | ||
5 | Serviço de Administração da Solução | Unidade | ||
5.1 | Portal de Relatórios | Funcionalidade | ||
5.2 | Portal de Administração de Serviços | Funcionalidade | ||
6 | Serviço de Suporte e Manutenção | Unidade | ||
7 | Serviço de Projeto e Instalação | Unidade |
7 – ESTIMATIVA DE CUSTO TOTAL DA CONTRATAÇÃO |
A Solução 1 (Contratação de serviço de telefonia IP em nuvem), escolhida como viável, é estimada em R$ 89.779,20 anualmente, desconsiderando a taxa de instalação de R$ 1.300,00 por Campus, que é cobrada somente uma única vez.
8 – DECLARAÇÃO DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO |
Levando-se em conta as questões técnicas e custos, bem como a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019, a equipe de planejamento considerou que a contratação de serviço em nuvem é neste momento a mais segura e estrategicamente alinhada com as demais contratações de TIC do IFPR, como, por exemplo, o serviço de computação em nuvem contratado recentemente pela instituição, que é a tendência de mercado.
A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019, no item 4.1 de seu anexo, é taxativa ao recomendar a migração para a nuvem, conforme texto a seguir reproduzido: “4.1. Os órgãos e entidades que necessitem criar, ampliar ou renovar infraestrutura de centro de dados deverão fazê-lo por meio da contratação de serviços de computação em nuvem, salvo quando demonstrada a inviabilidade em estudo técnico preliminar da contratação.”
Adicionalmente é importante ressaltar a necessidade de flexibilidade tecnológica que o atual momento nos impõe. A tendência de unificação das ferramentas de comunicação vem impondo modificações disruptivas nesse mercado e, optar por um contrato de serviço ao invés de uma aquisição deixa o IFPR mais apto a se adaptar às novidades podendo responder às novas necessidades impostas pelos cidadãos e alunos.
Uma vez definida a forma desejável de contratação do ponto de vista técnico e ainda aderente à recomendação do Ministério da Economia, foi feito um levantamento com base em uma especificação mais detalhada do objeto e focado na contratação do serviço em nuvem, cujos resultados são mostrados no item 5.
Com base no que foi exposto nos itens anteriores, com relação ao custo e benefícios a serem alcançados, declaramos que a Solução 2 (Contratação de serviço de telefonia em nuvem) é viável para contratação.
9 – APROVAÇÃO E ASSINATURA |
A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pela PORTARIA Nº 1046, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020(sei n.1013654).
Conforme o § 2º do Art. 11 da IN SGD/ME nº 01, de 2019, o Estudo Técnico Preliminar deverá ser aprovado e assinado pelos Integrantes Técnicos e Requisitantes e pela autoridade máxima da área de TIC:
SERVIDOR |
SIAPE |
FUNÇÃO |
ONIVALDO FLORES JUNIOR |
2806399 |
Integrante Requisitante |
EDUARDO NASCIMENTO DE SOUZA ROLIM |
2552480 |
Integrante Técnico |
ANDRE JULIANO DANIELSKI |
2127111 |
Integrante Técnico |
LUIS GERALDO SEIXAS |
1681286 |
Integrante Técnico |
AUTORIDADE MÁXIMA DA ÁREA DE TIC (OU AUTORIDADE SUPERIOR, SE APLICÁVEL – § 3º do art. 11) |
ODACIR ANTONIO ZANATTA Matrícula/SIAPE: 1705578 |
| Documento assinado eletronicamente por EDUARDO NASCIMENTO DE SOUZA ROLIM, COORDENADOR(A), em 23/06/2021, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por LUIS GERALDO SEIXAS, DIRETOR(a), em 23/06/2021, às 12:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por GISLEY LIMA DE MENEZES, Servidor Técnico Administrativo em Educação, em 23/06/2021, às 12:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ONIVALDO FLORES JUNIOR, DIRETOR(a), em 23/06/2021, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ODACIR ANTONIO ZANATTA, Reitor, em 23/06/2021, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ANDRE JULIANO DANIELSKI, Servidor Técnico Administrativo em Educação, em 24/06/2021, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por KERLY CRISTINA DE SOUZA, Servidor Técnico Administrativo em Educação, em 02/07/2021, às 17:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23411.005945/2020-33 | SEI nº 1271014 |
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