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Processo nº 23411.005945/2020-33

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR

Processo Administrativo nº 23411.005945/2020-33

Contratação eventual de empresa para serviço de telefonia IP

 

 

INTRODUÇÃO

O Estudo Técnico Preliminar tem por objetivo identificar e analisar os cenários para o atendimento da demanda que consta no Documento de Oficialização da Demanda, bem como demonstrar a viabilidade técnica e econômica das soluções identificadas, fornecendo as informações necessárias para subsidiar o respectivo processo de contratação.

Referência: Art. 11 da IN SGD/ME nº 1/2019.

 

1 – DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES E REQUISITOS

Identificação das necessidades de negócio

1

PDI - ITEM 7.2 - PDTIC

OE1 - Melhorar e ampliar os canais de colaboração e comunicação

2

PDI - ITEM 7.2 - PDTIC

OE3 - Disponibilizar serviços, sistemas e recursos de tecnologia da informação que atendam as demandas da comunidade interna e externa e facilitar e disseminar seu uso e acesso;

Identificação das necessidades tecnológicas

1

Utilizar a tecnologia IP

2

Utilizar link dedicado para tráfego de comunicações até o IFPR

3

Custo do Ramal deverá ser fixo por mês não havendo cobrança de minutagem de ligação, em ligações locais, interurbanos e para celular, exceto para ligações DDI quantificadas no termo de referência.

4

A solução deverá contemplar os aparelhos telefônicos necessários incluindo sua instalação, configuração e suporte durante toda a vigência do contrato

5

A solução deverá utilizar PABX virtual.

6

A solução deverá suportar VLAN e trafegar em VLAN separada da rede de dados do IFPR.

7

A solução deverá fornecer canal de atendimento via telefone e/ou  plataforma on-line de abertura de chamados,

8

Deverá possuir plataforma online para controle de configurações e monitoramento de uso e emissão de relatórios.

Demais requisitos necessários e suficientes à escolha da solução de TIC

1

Desvio incondicional de chamadas

2

Desvio de chamadas em caso de ocupado

3

Desvio de chamada em não atendimento

4

Conferências com pelo menos três Ramais.

5

Log de Chamadas

6

Possibilitar captura de chamadas de outro ramal

7

Bloqueio / Desbloqueio de chamadas realizadas

8

Discagem do último número

9

Bloqueio / Desbloqueio de chamadas recebidas

10

Apresentação do número de origem

11

Apresentação do nome do Originador

12

Restrição do número de Origem        

13

Aviso de chamada em espera

14

Transferência de chamada

15

Retorno de chamada

16

Desvio de chamada quando indisponível

 

2 – ESTIMATIVA DA DEMANDA – QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS

 

Serviram de base para a definição do escopo da presente contratação, a demanda inicial contida no Documento de Oficialização de Demanda da área requisitante (N. SEI 0747832), a pesquisa interna realizada pela equipe de planejamento que ouviu os gestores refinando as necessidades de cada Campus e as diversas reuniões com fornecedores que nos apresentaram as mais variadas opções para as necessidades apresentadas.

Como resultado do estudo dessas demandas e necessidades, e tendo em vista a escolha pela contratação como serviço - detalhada no item 3 ("Análise de soluções") - chegamos à seguinte lista de itens que atenderiam à necessidade exposta anteriormente:


UNIDADE DO IFPR

DFD SEI N.

ENDEREÇO

QTDE RAMAIS ATIVAÇÃO IMEDIATA

QTDE RAMAIS EXTRAS

TOTAL RAMAIS

Reitoria - VO

1017192

Rua Emilio Bertolini, nº 54, Cajuru Curitiba – PR – Brasil CEP 82920-030

46

44

90

Reitoria - ASA

1017192

Rua Voluntários da Pátria, 475 – 20º andar – Sala 2006 – Ed. Asa – Centro - Curitiba- PR - CEP 80.020-000

20

20

40

Campus Ivaiporã

1028147

PR 466 – Gleba Pindaúva, Secção C, Parte 2 – Caixa Postal 138 – Ivaiporã/PR

11

9

20

Campus Umuarama

1028236

Rodovia PR 323, KM 310 – Parque Industrial – Umuarama PR CEP 87507-014

14

4

18

Campus União da Vitória

1028802

Av. Paula Freitas, 2800, Bairro São Braz – CEP 84603-264 – União da Vitória – PR

13

2

15

Campus Capanema

1029339

Rua Cariris nº 750 Bairro Santa Bárbara – CEP 85760-000 Capanema PR

8

 

8

Campus Avançado Quedas do Iguaçu

1031022

Rua Marginal Imbirama, nº 300 – Saída Linha Tapuí - CEP 85.460-000

7

1

8

Campus Campo Largo

1032732

Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene - CEP 83.607-140

15

3

18

Campus Irati

1034392

Rua Pedro Koppe, 100 – Vila Matilde - CEP 84.500-000

6

6

12

Campus Colombo

1034562

Rua Antonio Chemin, 28, São Gabriel - CEP 83.403-515

8

2

10

Campus Curitiba

1034693

R. João Negrão, 1285 – Rebouças         - CEP 80.230-150

39

10

49

Campus Barracão

1035161

Rodovia BR 163, nº 2115 - Parque Industrial         - CEP 85.700-000

7

1

8

Campus Pitanga

1036654

Rua José de Alencar, 1.080 – Vila Planalto - CEP 85.200-000

10

5

15

Campus Coronel Vivida

1038514

PR 562, Flor da Serra - CEP 85.550-000

4

4

8

Reitoria - HORTO

1039398

Av. Sen. Salgado Filho, 1200 – Guabirotuba - CEP 81.510-000

21

10

31

Reitoria - JD AMERICAS

1039398

R. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81520-260

2

 

2

Campus Paranaguá

1039479

Rua Antonio Carlos Rodrigues, n.º 453 – Porto Seguro - CEP 83.215-750

4

11

15

Campus Jaguariaíva

1039509

Av. Eloa Martins Passos Felix – Rod. 151 Km 213,7 - CEP 84.200-000

9

3

12

Campus Pinhais

1040153

Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, 1575 Jardim Amélia - CEP 83.330-200

6

2

8

Campus Palmas

1049800

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto S/N, Trevo da Codapar - CEP 85.555-000

49

6

55

Campus Jacarezinho

1208062

Avenida Dr. Tito nº: 801 – Jardim Panorama | CEP 86.400-000

11

13

24

Campus Foz do Iguaçu

1226123

Avenida Araucária, 780, Bairro Vila A – CEP: 85860-000

16

02

18

TOTAL GERAL

 

 

326

158

484

 

3 – ANÁLISE DE SOLUÇÕES

 

Neste ETP, a equipe de planejamento analisou dois cenários possíveis: o aproveitamento dos equipamentos já existentes na instituição e a substituição completa dos mesmos.

Do ponto de vista técnico, as principais opções seriam uma solução híbrida, aproveitando os ramais analógicos existentes (VOIP), ou uma solução totalmente em Telefonia IP. Dada a atual situação de sucateamento do parque instalado de terminais telefônicos, considerou-se ineficiente optar por uma solução mais complexa de modo a tentar aproveitar estes itens.  Além disso, durante a fase de planejamento viabilizou-se a substituição de grande parte dos terminais IP inicialmente necessários, por headsets, o que contribui para a redução de custos de uma solução totalmente IP.

Partiu-se, então, para a uma solução IP, independente dos atuais terminais e centrais telefônicas existentes. A implantação dessa nova tecnologia terá por resultado modernização do serviço, que além de colocar a instituição mais em dia como o atual estágio tecnológico vigente, permitirá usufruir de imediato de todas as vantagens desta tecnologia, como a racionalização da infraestrutura (aproveitamento de um cabeamento único), melhoria de qualidade de chamadas, integração com várias mídias (chat, video, voz), entre outras melhorias.

 

3.1 – IDENTIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES

 

 

 

1

Aquisição e instalação de telefonia IP própria

2

Contratação de serviço de telefonia em nuvem

3

Aquisição e instalação de telefonia analógica convencional

 

3.2 – ANÁLISE COMPARATIVA DE SOLUÇÕES

 

Do ponto de vista comercial, a equipe de planejamento se defrontou com a opção por 3 modalidades: a aquisição de solução própria de telefonia IP, contratação de serviço de telefonia em nuvem e a aquisição de telefonia analógica convencional. O item a seguir faz uma comparação entre estas opções.

 

Solução 1 (Aquisição e instalação de telefonia IP própria):

 

Prós:

Custo total menor que a solução em nuvem

Segurança de disponibilidade pela posse dos ativos

Solução mais comumente usada pelo mercado

Contras:

Dificuldade de expansão dos serviços (quantidade de linhas, etc)

Risco da infraestrutura local, diminuindo a disponibilidade e segurança

Atualizações apenas durante o prazo de garantia e vigência do contrato

Dificuldade e custo no desfazimento dos bens materiais associados à aquisição

Dificuldade para atualização tecnológica do legado após o prazo do contrato

Com a hospedagem local e propriedade dos equipamentos, requer interação do IFPR na administração do serviço

Equipe de infra de TI reduzida, para participar de treinamentos e administração no dia a dia. Não há equipe própria para administração 24x7

Risco de defasagem tecnológica

 

Solução 2 (Serviço de telefonia em nuvem):

 

Prós:

Atendimento à recomendação da IN 01/2019, que instrui taxativamente a migração para soluções de nuvem

Coerência com a política global de TIC do IFPR, que está migrando todo o datacenter para nuvem, em alinhamento não apenas com a orientação da IN 01/2019 citada anteriormente como também à tendência de mercado

Maior flexibilidade para aumento de linhas e recursos

Independência dos riscos associados à hospedagem local no IFPR

Não há necessidade de interagir na administração direta do serviço, apenas controlar SLAs

Maior flexibilidade para a evolução tecnológica do IFPR diante do cenário extremamente volátil das telecomunicações

Contras:

Custo relativamente maior (se considerada a média)

Ainda não é uma solução muito difundida na Administração Pública, apesar de já haver casos de sucesso.

Risco de quebra da empresa prestadora, trazendo risco de interrupção parcial do serviço (resta o nível de sobrevivência)

 

Solução 3 (Aquisição e instalação de telefonia analógica convencional):

 

Prós:

Custo relativamente menor (se considerada a média)

Segurança de disponibilidade pela posse dos ativos

Solução mais comumente usada pelo mercado

 

Contras:

Necessidade de manutenção periódica da infraestrutura de telefonia local

Solução defasada tecnologicamente, o que pode incorrer em interrupção do serviço devido à necessidade de evolução

Custos conforme a demanda e gastos com interurbanos

Dificuldade para atualização tecnológica do legado após o prazo do contrato

Risco da infraestrutura local, diminuindo a disponibilidade e segurança

 

Requisito

Solução

Sim

Não

Não se Aplica

A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Administração Pública?

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

Custo fixo por ramal, sem cobrança de minutagem para ligações locais e interurbanas e para celular

Solução 1

 

X

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

 

X

 

 

Desvio incondicional de chamadas

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Desvio de chamadas em caso de ocupado

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Desvio de chamada em não atendimento

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Conferências com pelo menos três Ramais.

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Log de Chamadas

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Possibilitar captura de chamadas de outro ramal

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Bloqueio / Desbloqueio de chamadas realizadas

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Discagem do último número

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Bloqueio / Desbloqueio de chamadas recebidas

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Apresentação do número de origem

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Apresentação do nome do Originador

 

Solução 1

 

X

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

 

X

 

 

Restrição do número de Origem    

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Aviso de chamada em espera

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Transferência de chamada

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Retorno de chamada

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

 

Desvio de chamada quando indisponível

 

Solução 1

X

 

 

Solução 2

X

 

 

Solução 3

X

 

 

A Solução é aderente às políticas, premissas e especificações técnicas definidas pelos Padrões de governo ePing, eMag, ePWG?

Solução 1

 

 

X

Solução 2

 

 

X

Solução 3

 

 

X

A Solução é aderente às regulamentações da ICP-Brasil?

(quando houver necessidade de certificação digital)

Solução 1

 

 

X

Solução 2

 

 

X

Solução 3

 

 

X

A Solução é aderente às orientações, premissas e especificações técnicas e funcionais do e-ARQ Brasil? (quando o objetivo da solução abranger documentos arquivísticos)

Solução 1

 

 

X

Solução 2

 

 

X

Solução 3

 

 

X

 

4 – REGISTRO DE SOLUÇÕES CONSIDERADAS INVIÁVEIS

 

Consideramos a Solução 1 (aquisição de telefonia IP própria) inviável, pois esta solução exige compra de equipamentos de infraestrutura, indo contra a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019, na qual em seu item 4.1 de seu anexo é recomendada a migração para serviços de infraestrutura baseados em nuvem. Além disso, ao terminar a vigência do contrato, encerra-se o suporte e garantia dos equipamentos, gerando custos adicionais para manutenção. Soma-se a isto custos de treinamento para a equipe de TIC implementar a solução.

 

5 – ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS (TCO)

 

5.1 – CÁLCULO DOS CUSTOS TOTAIS DE PROPRIEDADE

 

Solução Viável 1 (Solução 2 - Serviço de telefonia em nuvem)

Custo Total de Propriedade – Memória de Cálculo

Custo baseado no documento SEI 0663716 e usando a volumetria do documento 0043195

Serviço

QTD Ramais

QTD Minutos

Unitário

Valor Mensal

Valor Anual

VOZ + COM. UNIF. (PABX VIRTUAL) Franquia de Minutos inclui franquia de minutos de voz FF e FM, local e LDN. Sem cobrança de minutos excedentes. Acrescido do serviço IP Básico de Pacote Básico

160

Ilimitado

R$ 46,76

R$ 7.481,60

R$ 89.779,20

 

VALOR TOTAL ANUAL

R$ 89.779,20

TAXA DE INSTALAÇÃO POR CAMPUS (MULTIPLICA-SE POR 20) - COBRANÇA ÚNICA

R$ 1.300,00

VALOR TOTAL DO CONTRATO

R$ 91.079,20

 

Solução Viável 2 (Solução 3 - Serviço de telefonia analógica convencional)

Custo Total de Propriedade – Memória de Cálculo

Custo baseado no documento SEI 1269953 e usando a volumetria do documento 0043195

Descrição

Un Medida

Qtd Anual

Valor Unitário (R$)

Mensal (R$)

Valor Anual (R$)

Serviço de Telefonia Fixa Comutada, STFC, nas modalidades local e longa distância nacional, com assinatura de 1 (um) link digital E1, interligado ao PABX do CFMJ, com 30 canais digitais e 150 ramais DDR

Assinatura

160

R$ 100,00

R$ 100,00

R$ 16.000,00

Chamadas Locais Fixo Fixo STFC Local FF

Minutos

126.000

R$ 0,03

R$ 315,00

R$ 3780,00

Chamadas Locais Fixo Móvel STFC Local FM (VC1)

Minutos

43.800

R$ 0,12

R$ 438,00

R$ 5.256,00

Serviço de Longa Distância Fixo-Fixo Intra-Regional (LDNFF)

Minutos

46.200

R$ 0,59

R$ 2.271,50

R$ 27.258,00

Serviço de Longa Distância Fixo-Fixo Inter-Regional (LDNFF)

Minutos

45.600

R$ 0,59

R$ 2.242,00

R$ 26.904,00

Serviço de Longa Distância Fixo-Móvel (VC2)

Minutos

46.800

R$ 0,73

R$ 2.847,00

R$ 34,164,00

 

VALOR TOTAL ANUAL

R$ 113.362,00

TAXA DE INSTALAÇÃO - COBRANÇA ÚNICA (linha 1 do documento)

R$ 1.948,76

VALOR TOTAL DO CONTRATO

R$ 115.310,76

 

5.2 –  MAPA COMPARATIVO DOS CÁLCULOS TOTAIS DE PROPRIEDADE (TCO)

 

Descrição da solução

Estimativa de TCO ao longo dos anos

Total

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Ano 5

Solução Viável 1

R$ 91.079,20

R$ 89.779,20

R$ 89.779,20

R$ 89.779,20

R$ 89.779,20

R$ 450.196,00

Solução Viável 2

R$ 115.310,76

R$ 113.362,00

R$ 113.362,00

R$ 113.362,00

R$ 113.362,00

R$ 568.758,76

 

6 – DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TIC A SER CONTRATADA

 

Considerando as opções apresentadas acima, esta comissão optou pela adoção da solução 1 - serviço de telefonia em nuvem como a melhor alternativa para o IFPR. Dentre os aspectos considerados pela comissão, estão o valor apontado no mapa comparativo de preços, onde a opção de telefonia em nuvem se apresenta mais vantajoso ao de telefonia convencional e também, considerando que nesta modalidade de contratação de serviço de telefonia em nuvem, a empresa contratada deverá fornecer todos os equipamentos, como PABX Virtual, telefones IP, serviço de manutenção preventiva e corretiva, ficando a cargo do IFPR apenas a gestão da rede lógica (cabeamento) para interligar os serviços. No caso da solução 2, além de valor estimado mais caro, o IFPR também precisará arcar com custos adicionais de aquisição de PABX para todas as unidades, aparelhos telefônicos e ser responsável por toda a manutenção preventiva e corretiva.

 

Ainda fazendo-se valer de estudos técnicos feitos em ambiente acadêmico, o artigo científico intitulado “VOIP (VOZ SOBRE IP): VANTAGENS EM RELAÇÃO A TELEFONIA CONVENCIONAL NO BRASIL”, publicado em 2017 pela UTFPR (http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13200), é seguro em mostrar a vantagem da telefonia IP em comparação à telefonia convencional, com ganhos em principalmente relacionados ao custo da ligação, ainda mais ao se pensar em um cenário como o do IFPR, onde a quantidade de terminais telefônicos é elevado.

 

Desta forma, a solução de TIC a ser contratada deve ser a de Serviço de Telefonia IP baseada em Nuvem. Seguindo esta lógica, o serviço a ser contratado deve ter a seguinte composição estrutural, de acordo com os requisitos deste estudo:

 

Lote CATSER Item Descrição Métrica
1 27421 1 Solução de PABX Virtual em Nuvem Unidade
1.1 Desvio incondicional de chamadas Funcionalidade
1.2 Desvio de chamadas em caso de ocupado Funcionalidade
1.3 Desvio de chamadas em não-atendimento Funcionalidade
1.4 Desvio de chamadas quando indisponível Funcionalidade
1.5 Retorno de chamada Funcionalidade
1.6 Transferência de chamada Funcionalidade
1.7 Aviso de chamada em espera Funcionalidade
1.8 Restrição do número de origem Funcionalidade
1.9 Apresentação do nome do originador Funcionalidade
1.10 Discagem do último número Funcionalidade
1.11 Log de chamadas Funcionalidade
1.12 Conferência com pelo menos três ramais Funcionalidade
1.13 Captura de chamadas de outro ramal Funcionalidade
1.14 Bloqueio/desbloqueio de chamadas recebidas Funcionalidade
1.15 Bloqueio/desbloqueio de chamadas realizadas Funcionalidade
2 Elemento Roteador SIP na Localidade Unidade
3 Telefones IP homologados para funcionar com a solução de PABX Virtual em Nuvem Unidade
3.1 Compatibilidade com VLAN de Voz e VLAN de Dados Funcionalidade
3.2 Deverá possuir 2 portas Gigabit Ethernet Funcionalidade
3.3 Deverá vir com fonte de alimentação Funcionalidade
3.4 Deverá ter suporte a Power Over Ethernet Funcionalidade
3.5 Suporte a IPv6 Funcionalidade
4 Infra estrutura de Telefonia em Nuvem Unidade
5 Serviço de Administração da Solução Unidade
5.1 Portal de Relatórios Funcionalidade
5.2 Portal de Administração de Serviços Funcionalidade
6 Serviço de Suporte e Manutenção Unidade
7 Serviço de Projeto e Instalação Unidade

 

7 – ESTIMATIVA DE CUSTO TOTAL DA CONTRATAÇÃO

 

A Solução 1 (Contratação de serviço de telefonia IP em nuvem), escolhida como viável, é estimada em R$ 89.779,20 anualmente, desconsiderando a taxa de instalação de R$ 1.300,00 por Campus, que é cobrada somente uma única vez.

 

8 – DECLARAÇÃO DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

 

Levando-se em conta as questões técnicas e custos, bem como a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019, a equipe de planejamento considerou que a contratação de serviço em nuvem é neste momento a mais segura e estrategicamente alinhada com as demais contratações de TIC do IFPR, como, por exemplo, o serviço de computação em nuvem contratado recentemente pela instituição, que é a tendência de mercado.

 

A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019, no item 4.1 de seu anexo, é taxativa ao recomendar a migração para a nuvem, conforme texto a seguir reproduzido: “4.1. Os órgãos e entidades que necessitem criar, ampliar ou renovar infraestrutura de centro de dados deverão fazê-lo por meio da contratação de serviços de computação em nuvem, salvo quando demonstrada a inviabilidade em estudo técnico preliminar da contratação.”

 

Adicionalmente é importante ressaltar a necessidade de flexibilidade tecnológica que o atual momento nos impõe. A tendência de unificação das ferramentas de comunicação vem impondo modificações disruptivas nesse mercado e, optar por um contrato de serviço ao invés de uma aquisição deixa o IFPR mais apto a se adaptar às novidades podendo responder às novas necessidades impostas pelos cidadãos e alunos. 

 

Uma vez definida a forma desejável de contratação do ponto de vista técnico e ainda aderente à recomendação do Ministério da Economia, foi feito um levantamento com base em uma especificação mais detalhada do objeto e focado na contratação do serviço em nuvem, cujos resultados são mostrados no item 5.

Com base no que foi exposto nos itens anteriores, com relação ao custo e benefícios a serem alcançados, declaramos que a Solução 2 (Contratação de serviço de telefonia em nuvem) é viável para contratação.

 

9 – APROVAÇÃO E ASSINATURA

 

A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pela PORTARIA Nº 1046, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020(sei n.1013654).

Conforme o § 2º do Art. 11 da IN SGD/ME nº 01, de 2019, o Estudo Técnico Preliminar deverá ser aprovado e assinado pelos Integrantes Técnicos e Requisitantes e pela autoridade máxima da área de TIC:

SERVIDOR

SIAPE

FUNÇÃO

ONIVALDO FLORES JUNIOR

2806399

Integrante Requisitante

EDUARDO NASCIMENTO DE SOUZA ROLIM

2552480

Integrante Técnico

ANDRE JULIANO DANIELSKI

2127111

Integrante Técnico

LUIS GERALDO SEIXAS

1681286

Integrante Técnico

 

AUTORIDADE MÁXIMA DA ÁREA DE TIC

 (OU AUTORIDADE SUPERIOR, SE APLICÁVEL – § 3º do art. 11)

 

ODACIR ANTONIO ZANATTA

Matrícula/SIAPE: 1705578


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Documento assinado eletronicamente por EDUARDO NASCIMENTO DE SOUZA ROLIM, COORDENADOR(A), em 23/06/2021, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por LUIS GERALDO SEIXAS, DIRETOR(a), em 23/06/2021, às 12:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por GISLEY LIMA DE MENEZES, Servidor Técnico Administrativo em Educação, em 23/06/2021, às 12:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ONIVALDO FLORES JUNIOR, DIRETOR(a), em 23/06/2021, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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