Zaki Akel visita reitoria do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Zaki Akel visita reitoria do IFPR

Na última sexta, 11, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel, esteve na reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR), para uma reunião com o reitor Alipio Leal. O encontro foi pautado pelo excelente relacionamento entre as duas instituições. “Nós nos respeitamos e sabemos que a UFPR vê o Instituto Federal como um filho. Não há conflito nenhum entre as nossas gestões”, afirmou Alipio Leal, que reafirmou o compromisso assumido com o Conselho Superior. “Faremos tudo o que foi acordado, de maneira tranquila, sem desgaste.”

Para os reitores, a convivência deve ser pacífica e harmoniosa. Eles aproveitaram para falar sobre o prédio da Rua Alcides Vieira Arcoverde que, atualmente é dividido entre a UFPR e o IFPR. “Assim que a UFPR tiver novas instalações concluídas, receberemos a entrega daquele prédio. Este é um acordo antigo, assumido ainda quando diretor da Escola técnica e nós fazemos questão de cumpri-lo”, completa Alipio Leal. O reitor Akel completa dizendo que “este compromisso está estabelecido. Agora vamos aguardar o momento da transferência definitiva das instalações.”

Criado através da Lei 11892, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná surgiu através da transformação da antiga Escola Técnica da UFPR. Hoje são 13 unidades em todo o estado do Paraná, com previsão de chegar a 16 até o final de 2010. O diferencial dos Institutos Federais é o desenho curricular, cuja proposta político-pedagógica possibilita a oferta de todos os níveis de ensino, desde educação básica, principalmente em cursos de ensino médio integrado à educação profissional, até ensino técnico geral. Farão parte do Instituto também cursos superiores de tecnologia; licenciatura e bacharelado e programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além da formação continuada de trabalhadores.