“Diversidade Étnica e Cultural” é tema da 1ª Formação Pedagógica do ano letivo 2023 – Campus Avançado Arapongas

Aconteceu na tarde de quarta (08 de fevereiro) a 1ª Formação Pedagógica no Ano Letivo 2023 do Campus Avançado Arapongas sobre a temática “Diversidade Étnica e Cultural”.

O Professor Doutor em História José Francisco dos Santos (Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB) conversou com o grupo de servidores sobre a relação Brasil e África no processo de colonização e questões de preconceito racial, bem como a história do Haiti.

Em sequência, a equipe do Grupo Cáritas: Ariclê Weckerlin (Coordenadora), Dirceu Pereira (Assessor) e Érika Ferreira (Assistente Social) falaram sobre o trabalho desenvolvido pela instituição em relação ao acolhimento de imigrantes. Na oportunidade, o haitiano Maxo Matellus e o venezuelano Carlos Mata contaram um pouco sobre seu processo de migração pela América Latina e Brasil até chegarem ao município de Arapongas.

Para além de um momento de informação e reflexão sobre as relações que estabelecemos com o próximo, de maneira a positivar ações de integração e envolvimento com as diferenças, a tarde foi muito enriquecedora para a equipe de servidores do Campus Avanaçado Arapongas que receberá no próximo dia 28, uma turma de 30 estudantes do curso FIC de Português como Língua de Acolhimento.