Estudante do Campus Arapongas vence em 1º lugar no Xadrez Arena nos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais – Fase Institucional – Campus Avançado Arapongas

EVENTOS

O estudante Abner Seiji Dias Toriba, do curso Técnico Subsequente em Melhoria de Processos, do Campus Avançado Arapongas, venceu em 1º lugar a Fase Institucional dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (eJIFPR) na modalidade Xadrez Arena.

A competição aconteceu dentre os dias 19 e 23 de junho, O evento reuniu 255 estudantes atletas nas três modalidades disputadas, com 67 estudantes no Xadrez Arena, 108 no Free Fire (23 equipes) e 80 no League of Legends (15 equipes). Dos 26 campi do IFPR, 22 inscreveram estudantes em, ao menos, uma das modalidades.

Os campeões do Free Fire e do League of Legends, além dos quatro primeiros colocados por naipe no Xadrez Arena irão representar o IFPR na fase nacional dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais – 2023 que ocorrerão de 21 a 25 de agosto de 2023.

O eJIF 2023 é organizado pela Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (COJIF) e destinado a todos os Institutos Federais do Brasil, ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e também ao Colégio Pedro II (CPII-RJ), todas Instituições Federais (IFs).

De acordo com José Moreira, Técnico de Laboratório do Campus Arapongas, que acompanhou a participação do estudante durante os jogos: “foi a primeira participação do Campus Arapongas no eJIFPR e já marcada com muito sucesso! Foi muito gratificante poder acompanhar a participação e o desempenho do Abner ao longo da semana.”

O xadrez é um jogo conhecido por proporcionar inúmeros benefícios cognitivos, tais como desenvolvimento de criatividade, raciocínio lógico, concentração, autodisciplina, autocontrole, autoestima e elaboração de estratégias.

O eJIF tem como objetivos:

• Promover a saúde mental dos estudantes das IFs, através de uma atividade competitiva cujas características permitem a participação, embora estes permaneçam/estejam em locais diferentes;
  • Oportunizar a prática do Esporte Eletrônico (eSport) com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre companheiros e adversários;
  • Proporcionar a Integração entre Discentes, Docentes, Técnicos Administrativos, IFs e sociedade em geral;
    Vivenciar a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações;
  • Socializar respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo;
  • Favorecer a interação entre as IFs, por meio do eSport.