Confira a participação do Campus Arapongas na 75ª SBPC – Campus Avançado Arapongas

Confira a participação do Campus Arapongas na 75ª SBPC

O Campus Arapongas está presente na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Curitiba entre os dias 23 e 29 de julho, e é organizado pela UFPR com o apoio do IFPR e de outras instituições.

Ciência: um substantivo feminino é o tema da Roda de Conversa mediada pelo professor Dr. Yuri Álisson Rodrigues de Oliveira que acontece na manhã de quinta-feira (27), das 08:30 às 12:00.

A atividade poderá ser acompanhada tanto presencialmente no Espaço Ciência Menina no Centro Politécnico da UFPR – Curitiba-PR, ou através do YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=J7oOzeblsmw

A atividade busca promover um debate cujo tema principal esteja fundamentando no relato de várias mulheres, cientistas, acadêmicas e com respaldo perante a comunidade acadêmica, principalmente dentro da área de ciências exatas e da terra. Com a abordagem de temas que versam sobre as dificuldades encontradas ao longo da trajetória acadêmica e científica, inicialmente por meio de um breve relato sobre a história de vida, as origens e os diversos momentos e etapas que foram superados por cada uma das participantes.

A proposta também visa promover e estimular, no público em geral a consciência de que a segregação de gênero é algo incompatível e incoerente com a construção social da humanidade e que não deve haver agentes limitadores ou barreiras sociais entre os planos de qualquer jovem mulher para com o seu futuro, principalmente na ciência. Para que um debate ainda mais enriquecedor, foram convidadas mulheres de diferentes faixas etárias, áreas de atuação, etnias e localidades.

Aos presentes no evento também é possível acompanhar a temática por meio da apresentação de banner no dia 28, das 08:30 às 13:00.

A Reunião Anual da SBPC é considerada o maior evento de divulgação científica da América Latina. O tema da 75ª Reunião Anual da SBPC é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

O evento reúne pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da rede de educação básica (fundamental e médio), profissionais diversos e cidadãos em geral, interessados em conhecer e discutir os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos científicos, debater as políticas de CT&I e propor metas estratégicas para o progresso da Ciência no Brasil.

A programação completa e outras informações sobre a 75ª Reunião Anual da SBPC podem ser encontradas na página do evento.