Campus Arapongas firma parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA – Campus Avançado Arapongas

INSTITUCIONAL

Campus Arapongas firma parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA

Publicado em

Copiado!

O IFPR Campus Avançado Arapongas firmou parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA, para montagem de laboratórios multidisciplinares em Energias Renováveis, no valor de R$688.612,84.

A liberação do recurso financeiro se deu na reunião extraordinária realizada pelo COMDEMA, nesta segunda (11), na Prefeitura Municipal de Arapongas.

A demanda foi amplamente deliberada durante o ano de 2023, mediante reuniões e tratativas anteriormente realizadas entre o COMDEMA e o IFPR. O recurso tem o prazo de 12 meses para ser executado, exclusivamente para tal finalidade, com vigência de 01/01/2024 a 30/12/2024. É uma avanço imensurável no fortalecimento educacional do tema Energias Renováveis, Educação Ambiental e Sustentabilidade.

O investimento visa a implantação de cursos técnicos, de nível médio e subsequente, bem como a estruturação de uma graduação e demais ofertas no segmento de Energias Renováveis na cidade de Arapongas – PR. Os cursos serão totalmente gratuitos, ofertados pelo IFPR Arapongas em suas dependências, onde serão instalados os laboratórios.

O COMDEMA é um conselho municipal, extremamente atuante em Arapongas – PR, em prol da defesa do Meio Ambiente. Atualmente fazem parte de sua Diretoria: Jean Rodrigues (presidente); Vicki Vergara (vice-presidente); Adriana Gomes (1ª Secretária); Jacídio da Silva (2º Secretário) e conta com cerca de 20 conselheiros.

“Realizamos um trabalho fundamental e estratégico, com foco no meio ambiente. Temos um bom grupo e queremos reforçar os serviços, promovendo diversas ações ao longo do ano”, comenta Rodrigues.

De acordo com o Diretor do IFPR Campus Avançado Arapongas, Thiago Nascimento, a realização destas ofertas e cursos não seria possível, sem o apoio incondicional do COMDEMA. “Não tínhamos recursos orçamentários próprios suficientes para estruturar e propor um curso dessa magnitude, mas, com o apoio do COMDEMA, que se colocaram como parceiros e acreditaram na relevância da proposta, este objetivo se tornou alcançável. Neste dia o COMDEMA faz história, não só em Arapongas, mas prol da Educação Pública Brasileira”, comenta Nascimento.

A expectativa é que o Processo Seletivo para o no curso técnico em Sistemas de Energia Renovável seja lançado no ano de 2024, para início das aulas em 2025.

Topo