Alunos do Plac assistem palestra sobre diversidade da culinária nordestina – Campus Avançado Arapongas

Alunos do Plac assistem palestra sobre diversidade da culinária nordestina

Nesta quinta-feira (30) os alunos do curso FIC Português como Língua de Acolhimento (Plac) assistiram uma palestra ministrada pelo Prof. Yuri Oliveira, do Campus Arapongas, intitulada “Variedades Culinárias do Povo Nordestino”.

A atividade teve como finalidade possibilitar aos estudantes a ampliação do vocabulário da Língua Portuguesa por meio dos nomes dos pratos típicos e dos ingredientes, além de ampliar o contato com a cultura brasileira. Outro ponto bastante interessante é que alguns dos pratos apresentados possuem um equivalente no país de origem dos alunos, alguns até com nomes próximos como é o caso do “Caruru”, que no Haiti possui uma variação parecida denominada “Calulu”.

A palestra ainda contou com um momento de degustação de um dos pratos mais típicos da culinária nordestina, o tradicional cuscuz de milho. Muitos dos alunos, que nunca haviam provado a iguaria, gostaram bastante do sabor e se mostraram bastante interessados na forma de preparo para que pudessem reproduzir a receita em seus domicílios.

Palestra sobre a diversidade culinária nordestina. Foto: Danielle Cappellazzo.
Momento de degustação de prato típico da região nordestina. Foto: Danielle Cappellazzo.