Campus Arapongas avança na proposta de abertura do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável – Campus Avançado Arapongas

INSTITUCIONAL

Neste início de 2023, os servidores do Campus Avançado Arapongas trabalharam na elaboração da proposta de abertura do curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energia Renovável. Este curso visa a formação de profissionais qualificados para atuar na área de energias renováveis aptos a atender às demandas crescentes por soluções energéticas sustentáveis, tanto na área residencial como empresarial.

A região de Arapongas tem um grande potencial para o desenvolvimento de projetos de energia renovável, em especial nas áreas de biomassa, energia solar e eólica. Por isso, a abertura deste curso é uma importante iniciativa para atender às demandas locais e regionais por profissionais capacitados na área de energias renováveis.

A proposta de abertura do curso, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, já foi aprovada pelo Colegiado de Gestão Pedagógica e pelo Colégio de Dirigentes do Campus Londrina, estando atualmente em tramitação na Pró-Reitoria de Ensino, em Curitiba. Mediante a aprovação nos devidos setores do IFPR, a expectativa é que as aulas possam começar em 2025.

Além da Comissão estruturante composta por servidores do IFPR, a proposta também conta com a colaboração de empresas locais que se interessaram pela formação de profissionais qualificados na área de energia renovável e se comprometeram a oferecer estágios e oportunidades de emprego aos estudantes que concluírem o curso.

O curso terá duração de dois anos e será ofertado na modalidade subsequente, ou seja, para aqueles que já concluíram o ensino médio. As disciplinas serão ministradas por professores altamente qualificados e o curso contará com uma estrutura moderna e adequada para o ensino de sistemas de energia renovável.

De acordo com o Professor Thiago Orcelli, presidente da Comissão de Estruturação do curso, a proposta do curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energia Renovável é oferecer uma formação técnica de qualidade e que atenda às necessidades do mercado local e regional. “A ideia é formar profissionais aptos a trabalhar na instalação, manutenção e operação de sistemas de energia renovável, como placas solares, aerogeradores e sistemas de biogás, por exemplo”, explicou. “Trabalhamos na intenção de que o Campus Avançado Arapongas se consolide como referência na formação de profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região”, complementa Orcelli.